Os Pontos de Cultura Casa de Cultura Tainã (SP) e Museu da Maré (RJ) foram contemplados com a Ordem de Mérito Cultural, uma das condecorações mais importantes concedidas pelo Governo Federal. Os Pontos de Cultura Casa de Cultura Tainã (SP) e Museu da Maré (RJ) foram contemplados com a Ordem de Mérito Cultural, uma das condecorações mais importantes concedidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Como importante personalidade da cultura, Amir Haddad, coordenador do Ponto de Cultura Tá na Rua (RJ), também recebeu a homenagem.

As homenagens concedida pela OMC são entregues a personalidades e instituições que participam ativamente do processo de promoção da cultura do país. A solenidade da homenagem acontecerá no dia 8 de novembro, às 16h, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, os Pontos farão homenagem ao ministro da Cultura Gilberto Gil, que fará a entrega das insígnias juntamente com o presidente Lula.

Em sua 12º edição, a OMC tem como tema Patrimônios, Memórias e Valores Brasileiros, que foi escolhido por ocasião dos 70 anos de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a serem completados e comemorados em novembro de 2007. A intenção é destacar as conquistas e inovações na preservação da memória nacional.

Com proposta interativa, na qual o público participa com sugestões e contribuições para o acervo, o Ponto de Cultura Museu da Maré desenvolve trabalho de preservação da memória da comunidade, que colabora com a doação de material relacionado à história da favela, dos moradores e à diversidade cultural dos cariocas. São fotografias, documentos escritos, objetos do cotidiano e objetos históricos.

Inaugurado em maio de 2006, a entidade é o primeiro museu construído em favelas do país. “Preservando o patrimônio da memória, o morador se identifica com a sua própria história. E quando isso acontece, ele passa a valorizar o seu espaço, mesmo sendo discriminado por uma grande parcela da sociedade”, explica Luís Antônio de Oliveira, um dos coordenadores do Ponto. Para ele, a consagração da OMC depois de apenas 6 meses de inauguração do Museu é importante para o reconhecimento do trabalho. “Esse reconhecimento é muito rico, porque nosso trabalho é também uma tentativa de desconstruir o estigma que a sociedade estabelece para os moradores da favela, que realizam trabalho de extrema competência e de qualidade”, completa.

O Ponto Casa de Cultura Tainã forma educadores populares e desenvolve atividades para moradores das zonas sul e noroeste de Campinas. Com oficinas culturais, a Casa integra e desenvolve os saberes populares das comunidades atendidas, com base no acesso à informação, à arte e à tecnologia. Entre os projetos da instituição está a Orquestra Tambores de Aço, a primeira do Brasil a usar instrumentos chamados de steel pan (panela de aço, em inglês). Os tambores são o grande foco do Ponto. Por meio de shows e oficinas a entidade trabalha o resgate histórico e cultural da comunidade.

Além da orquestra, a Tainã conta com biblioteca, telecentro com computadores, banco comunitário de preservativos (projeto Tambor Dá Saúde), atividades para idosos e oficinas de música, capoeira, artes plásticas, dança e informática. “Essa consagração vem em um momento que a gente precisa de reconhecimento pela nossa experiência, pois nesses 18 anos passamos por muitas dificuldades. A OMC para a Tainã vai ajudar as pessoas a confiarem em nosso trabalho”, afirma Antônio Carlos, mais conhecido como TC, presidente do Ponto de Cultura.

Amir Haddad, ator, diretor e professor atuante no teatro há 50 anos, foi condecorado como personalidade. Reconhecido no Brasil e no exterior, é criador de um teatro voltado para aproximação de seu público, levando peças teatrais para as ruas e praças. Considerado um dos maiores teatrólogos do Brasil,o diretor fundou em 1980 o grupo Tá Na Rua, que se expandiu e tornou-se o Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania. A instituição tornou-se Ponto de Cultura em 2004. O Ponto de Cultura Tá na Rua se dedicada à criação artística, à pesquisa de linguagem e ao desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico e de promoção da cidadania através da cultura. Por meio do projeto Escola Carioca do Espetáculo Brasileiro, a entidade promove oficinas e cursos de teatro para a formação artística e profissional de jovens.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *