O portal Domínio Público, do Ministério da Educação, tem registrado um aumento mensal de 3 mil obras, desde agosto do ano passado. Só no último mês de janeiro foram cadastradas 3.471 obras. Criado em 2004 para promover o acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas, o portal recebe hoje cerca de 500 mil visitas no período de férias escolares, o dobro de acessos registrados durante o período letivo.

“O MEC quebrou um paradigma ao começar a oferecer material de qualidade gratuitamente, sejam filmes, partituras, obras literárias ou animações”, afirma José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC. Segundo ele, a intenção é que o Domínio Público deixe de ser apenas um portal do Ministério da Educação, para ser um portal de conteúdo de todo o governo federal.

O número considerável de novas mídias resulta da parceria com outros ministérios e bibliotecas nacionais. Existem hoje 187.533 obras cadastradas em formato de textos, imagens, sons e vídeos.

De todo esse material, os mais procurados são os textos, que já tiveram quase 24 milhões de downloads. A Divina Comédia, de Dante Alighieri, poemas de Fernando Pessoa e clássicos de William Shakespeare e Machado de Assis estão entre os mais acessados. Entre as 11.906 imagens que constam no acervo, as famosas pinturas de Leonardo da Vinci, como a Adoração dos Magos, A Última Ceia e La Gioconda lideram a lista das mais procuradas.

Uma nova versão do portal entra no ar ainda neste semestre, em plataforma web 2.0, que deve tornar a forma de acesso mais rápida e fácil. Uma rede social educacional, com fórum de discussões de obras, também deve ser inserida na nova versão. Todo o material que consta no portal está em domínio público ou conta com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *