Instituto Pensarte cria a “Galeria Mil e Quinhentos Metros” com a proposta de integrar a comunidade do centro de São Paulo. Trabalhos eleitos poderão serão apreciados desde seu processo de criação.
O Instituto Pensarte divulgou a lista de trabalhos aprovados para fazerem parte do projeto “Galeria Mil e Quinhentos Metros”. A galeria, onde serão expostos os trabalhos artísticos escolhidos, é localizada no Porto Pensarte, sede do Instituto Pensarte, que fica em Campos Elíseos, na Capital Paulista. A intenção do projeto é ampliar o envolvimento da comunidade da região central de São Paulo com o espaço físico do instituto.
A concepção da “Galeria Mil e Quinhentos Metros” é do vice-presidente do Instituto Pensarte, José Peixoto Silveira, e consiste em criar trabalhos artísticos que utilizem materiais encontrados em um raio de 1.500 metros em torno da galeria, buscando integrar, não apenas o espaço interno e o externo da galeria, mas também a comunidade em torno dela.
A comissão julgadora foi formada por: Roberto Bicelli, curador; José Peixoto Silveira, vice-presidente do Instituto Pensarte; e Cristiane Arenas, coordenadora de projetos do Instituto Pensarte. Foram eleitos três trabalhos entre 39 inscritos de todo o país. A comissão levou em conta, além de cada projeto ser possível com materiais que existissem em torno da galeria, a possibilidade de saírem do papel e a originalidade.
Os artistas trabalharão um de cada vez, tendo um total de 35 dias entre criação e exposição da obra. A novidade é que o processo de criação não será algo restrito aos artistas, a comunidade poderá participar da criação, que acontecerá nos 20 primeiros dias. As datas das exposições ainda não estão definidas e serão anunciadas em breve.
Confira os projetos selecionados:
Intervenção: Limite Efetivo
artista – Ricardo Villas
Essa será a primeira obra do projeto. Consiste em fotografar durante 20 dias ações que acontecem em torno da galeria. Realizando uma exposição desse material não só dentro da galeria, mas também no espaço externo, através de “lambe-lambe”. Ricardo Villas estuda fotografia na Faculdade de Comunicação e Artes do Senac e trabalha também com grafite.
Madeira é Letra
artista: Yili Rojas
O segundo projeto que será exposto consiste em recolher no entorno da galeria pedaços de madeira que, através da técnica da gravura, serão transformadas em letras que posteriormente formarão palavras e frases com a colaboração do público. Yili Rojas nasceu na Colômbia e atualmente mora e trabalha em São Paulo, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, faz da gravura o seu principal meio de trabalho, mas, também é ilustradora das revistas Caros Amigos, Vida Simples, e para os jornais Folha de São Paulo e Le Monde Diplomatique.
Apropriação, resignificação, e integração matérica – Recicla-me ou devoro-te!
artista: Walter Trindade
O último projeto tentará envolver ainda mais a comunidade. As pessoas da comunidade estarão designadas a levarem para a galeria qualquer tipo de produto de consumo, transformando a galeria em um ateliê e os objetos em uma figura tridimensional. Walter Trindade é mineiro de Belo Horizonte, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais pela Escola de Belas Artes em 1989. Participando desde então de várias exposições.
Instituto Pensarte
O Instituto Pensarte foi fundado em 2000, é uma organização sociocultural de interesse público que compõe uma rede de mais de 400 associados representados nas cinco regiões do país. A galeria Pensarte fica na Al. Nothmann, 1.029, Campos Elíseos, São Paulo/SP. Entre as estações do metrô Santa Cecília e Campos Elíseos.