Após a desistência do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC) em compartilhar o espaço com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), a Prefeitura de São Paulo anunciou que irá abrir um edital para a ocupação da ex-sede da Prodam, localizado no Parque do Ibirapuera. A Prefeitura de São Paulo anunciou que irá abrir um edital para a ocupação da ex-sede da Prodam, no parque Ibirapuera, após a desistência do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC) em compartilhar o espaço com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Cultura, divulgou que o edital será lançado no início de 2007 e qualquer instituição cultural poderá se inscrever.

Embora integrantes do MAC tenham participado de várias reuniões com integrantes do MAM para definir um projeto de ocupação, o assessor da instituição, Sérgio Miranda, afirmou em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, que nunca houve uma desistência do MAC na ocupação do Prodam. “Nós nunca recebemos uma proposta formal de ocupação pela prefeitura”.

O assessor afirmou ainda que o acordo de ocupação do espaço não foi concluído pelo “fato de serem duas instituições com distintas origens, uma pública, e a outra, privada; a aprovação, por parte de Niemeyer, da reforma do outro edifício do MAC, dentro do pavilhão da Bienal, e a dificuldade, decorrente disso, em administrar três espaços, sendo que na Prodam nós apenas cederíamos obras para uma exposição coletiva.” Segundo Miranda, a reforma já está em fase de captação de recursos. Será instalado um elevador e feita a climatização total do espaço.

O superintendente do MAM, Ronaldo Bianchi, declarou, também em entrevista concedida a Folha de S. Paulo, que o museu pretende se inscrever no edital de ocupação da Prodam, apesar de também estar pleiteando o uso da Oca, também no Ibirapuera, por conta dos 80 anos da instituição, comemorados em 2008.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *