Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o 8º Prêmio Artes Tomie Ohtake, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake. Em 2022, o Prêmio realiza uma edição especial voltada à artistas mulheres. Essa edição busca especificamente reconhecer a trajetória dessas artistas e a sua potencialidade, respondendo à falta de visibilidade historicamente conferida a essas produções. Serão selecionadas 10 artistas para participar de uma exposição coletiva no Instituto, além de receber acompanhamento crítico e repasse financeiro para produção e transporte das obras.
Realizada desde 2009, a iniciativa leva em conta a pluralidade cultural, socioeconômica, de identidade de gênero, sexualidade, raça e corpos ou expressões dissidentes, buscando assim empreender uma investigação mais próxima e procedente do que se tem produzido hoje no campo da arte contemporânea brasileira. Além desses fatores, considera-se também a consistência, a relevância e a originalidade das pesquisas e das produções apresentadas.
Podem participar mulheres, cis ou trans, brasileiras ou estrangeiras, com idade maior de 18 anos, residente no Brasil há, pelo menos, 2 anos.
As artistas selecionadas receberão o valor de R$ 5 mil, para despesas relacionadas à produção e transporte das obras.
Para acessar o edital, clique aqui.