Prazo foi estendido para o dia 24 de agosto; mais de 1.000 projetos
de todo o País já se cadastraram até o momento.
As inscrições para o Prêmio Avon Cultura de Vida – primeiro prêmio brasileiro de fomento cultural voltado à valorização da vida com foco simultâneo em desenvolvimento humano, trabalho e Cultura de Paz – foram prorrogadas até o dia 24 de agosto. Mais de 1.000 projetos de todo o País já se cadastraram até o momento.
Parte integrante da nova Política de Desenvolvimento Sociocultural da Avon no Brasil, esta iniciativa destinará um total de R$ 2 milhões para projetos de caráter cultural que atuem em áreas ligadas às artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e patrimônio cultural imaterial. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário disponível no site www.avonculturadevida.com.br.
Os selecionados devem estar de acordo com os critérios e condições previstos em regulamento, baseados em metodologias sociais que, simultaneamente e de forma participativa, permitam:
– Realizar ações culturais com excelência, respeitando e promovendo a diversidade e as liberdades culturais;
– Formar consciências para a Cultura de Paz e para a não violência ativa, em conformidade com o Manifesto 2000 da Unesco;
– Desenvolver capacidades econômicas locais de forma solidária e sustentada;
– Estimular a participação cívica e o trabalho em redes sociais.
Todos devem contemplar atividades inscritas em, no mínimo, uma das seguintes áreas e segmentos culturais:
Artes Cênicas – teatro; dança; circo; mímica e outros;
Audiovisual – produção audiovisual de média e curta metragem; preservação e difusão do acervo audiovisual; doações de acervos para cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos.
Música – música erudita e instrumental.
Artes Visuais – exposições de artes plásticas; gráficas; gravuras; fotografia; itinerâncias.
Patrimônio Cultural Imaterial – preservação do acervo cultural imaterial.
Humanidades – edição de livros de valor artístico, literário ou humanístico; evento literário; doações de acervos para bibliotecas públicas e museus, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos.
Os projetos indicados – previamente aprovados pelo Ministério da Cultura nos termos do artigo 18 da Lei Rouanet – passarão por um processo de seleção e a Comissão Autônoma de Seleção (CAS) irá definir os premiados. Cada projeto poderá receber até R$ 200 mil como apoio da Avon, sendo que cada pessoa física ou jurídica tem direito de apresentar até três projetos para concorrer ao Prêmio. Com o auxílio de uma agência técnica terceirizada, o Comitê de Patrocínio Socialmente Responsável (CPSR) da Avon é o responsável por gerenciar e fiscalizar as análises realizadas pela CAS, antes e após a premiação.
Visite o site www.avonculturadevida.com.br