O Lançamento do portal Rede Culturas Indígenas e o anúncio dos selecionados no Prêmio Culturas Indígenas 2010, edição Marçal Tupã-Y acontecem no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre. Iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), a terceira edição do Prêmio reconheceu o esforço coletivo de comunidades e organizações indígenas classificadas na edição de 2007 e selecionou 92 práticas culturais, localizadas em 23 estados brasileiros, representando 104 povos. Cada uma receberá prêmio de R$ 20 mil.

Criado em 2006 pelo MinC, o Prêmio é destinado exclusivamente às comunidades e organizações indígenas, para incentivar iniciativas de fortalecimento das expressões culturais desses povos no Brasil e, com isso, estimular o seu protagonismo na elaboração e realização dos projetos culturais.

O portal Rede Culturas Indígenas será um dos espaços pioneiros na Internet brasileira focado no tema. A partir do portal, as comunidades e organizações indígenas, além do público em geral, poderão acessar diversos conteúdos relativos às praticas culturais desses povos no Brasil e também ferramentas interativas voltadas para divulgação da produção cultural.

*Com informações da Assessoria do Ministério da Cultura.


contributor

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *