Até o dia 15 de outubro, estão abertas as inscrições para Prêmio Culturas Indígenas, realização conjunta da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) e organizações indígenas, com o objetivo de selecionar, entre as inscrições habilitadas em 2007, os 92 trabalhos que serão premiados com R$ 20 mil cada um.
 
Além disso, a edição trará a criação de um portal de informações interativo sobre culturas indígenas que será lançado simultaneamente à premiação, marcada para o final do ano. A ideia é que o portal, alimentado pelo banco de dados do prêmio, seja também um canal de divulgação das culturas indígenas.
 
Por meio do site, serão disponibilizadas para a rede de comunidades e organizações indígenas, entre outros segmentos, informações e ferramentas que estimulem a troca de experiências, ofereçam subsídios para elaboração de políticas públicas e que ampliem o mapeamento e a divulgação dessas expressões culturais. O objetivo deste portal é de fortalecer a rede das culturas indígenas.
 
Ação inédita do MinC para incentivar a produção cultural indígena, o prêmio busca destacar as ações, projetos e iniciativas, desenvolvidos coletivamente nas comunidades indígenas do Brasil e compartilhá-los com a sociedade civil. Para conhecer mais sobre as iniciativas habilitadas e premiadas nas edições anteriores é possível consultar os catálogos ilustrativos 2006 e 2007 que trazem um perfil dessas práticas.
 
Homenagem – A cada edição, o Prêmio Culturas Indígenas homenageia um líder indígena reconhecido pela luta em favor dos direitos dos povos indígenas. Esta edição relembra o líder guarani Marçal Tupã-Y, assassinado em 25 de novembro de 1983 em função de seu papel na luta pela demarcação das terras indígenas. Também já foram homenageados o líder kaingang Angelo Cretã e o cacique Xicão Xucuru, respectivamente em 2006 e 2007.
 
Mais informações pelo telefone (11) 3868-3760 ou pelo e-mail [email protected].
.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *