Estão abertas, até 22 de outubro, as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Solano Trindade, promovido pela SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). A iniciativa visa selecionar 3 projetos dramatúrgicos de pesquisa em artes cênicas, realizados por artistas afrodescendentes que possuam vínculo docente e/ou discente em escolas e/ou universidades de artes cênicas.
O Prêmio é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e diretor pernambucano Solano Trindade (1908-1974). Arte-ativista das causas negras, Trindade foi o criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB), grupo formado por operários, domésticas e estudantes e que tinha como inspiração algumas das principais manifestações culturais do país. Atuou também na dança, criando em meados dos anos 50 um grupo referencial: o Brasiliana, reconhecido no Brasil e em temporadas no exterior.
Podem participar brasileiros ou estrangeiros com residência regular no Brasil, maiores de 18 anos e autodeclarados afrodescendentes. Cada proponente poderá inscrever um único trabalho original, inédito, em português, não editado sob qualquer meio e não encenado profissionalmente.
Os selecionados terão suas dramaturgias publicadas em livro pelo Selo Lucias, projeto editorial da SP Escola de Teatro e da ADAAP.
Os textos premiados serão publicados em livro, por meio impresso e digital, e distribuídos gratuitamente em programas ou ações do projeto SP Escola de Teatro. Serão publicados 200 exemplares da edição correspondente.
Para acessar o edital, clique aqui.