O prêmio VivaLeitura anuncia os 15 finalistas de sua primeira edição em três categorias: bibliotecas; escolas; e universidades, pessoas físicas e instituições da sociedade civil.

O Prêmio Vivaleitura, maior premiação individual para fomento à leitura promovida no Brasil, anuncia os 15 finalistas de sua primeira edição em três categorias: bibliotecas; escolas; e universidades, pessoas físicas e instituições da sociedade civil. A divulgação dos vencedores será feita no dia 13 de novembro e receberão R$ 25 mil cada um.

Durante o período de 13 de março a 15 de junho de 2006, a programa registrou a inscrição de 3.031 projetos de incentivo à leitura. “Por ser o primeiro ano, esperávamos um número bem inferior de concorrentes participantes, mas nos surpreendemos positivamente. Tem muita gente desenvolvendo trabalhos interessantes Brasil afora e quase ninguém tem conhecimento disso”, afirma Lourdes Atié, coordenadora de seleção dos finalistas do Prêmio Vivaleitura.

Além da quantidade de inscritos, os organizadores também se surpreenderam com o elevado índice de iniciativas apresentadas na categoria 3, que engloba projetos de ONGs, empresas, universidades, pessoas físicas e instituições da sociedade civil como um todo e respondeu por cerca de 50% do total de trabalhos apresentados.

Todas as regiões do país enviaram trabalhos e estão presentes nos projetos finalistas, embora São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro tenham sido os Estados com maior número de trabalhos inscritos.

O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *