Denúncias de irregularidades nas prestações de conta do evento fazem com que Enoir Zorzanello renuncie ao cargo que ocupou por 16 anosO presidente do Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino por 16 anos, Enoir Zorzanello, renunciou ao cargo ontem.
Ele estava envolvido em denúncias de irregularidades. Segundo matéria publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, dois anos atrás, o Ministério Público Federal começou a investigar possíveis irregularidades em prestações de contas do festival, envolvendo emissões de notas frias, no período entre 2001 e 2003.
Uma nota oficial no site do Festival informa que Zorzanello se afastou da presidência para que o evento pudesse ocorrer sem constrangimentos.
O Secretário de Turismo de Gramado, Alemir Klusener Coletto, assumiu em seu lugar. Ele fazia parte da comissão executiva do Festival.
A 34a edição do evento terá início no dia 14 de agosto.
Leia a seguir a nota oficial publicada ontem pelo Festival:
A Comissão Executiva do 34° Festival de Cinema de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino vem a público esclarecer que a partir de hoje, 01/08/06, o Festival será presidido pelo atual secretário de Turismo e Cultura de Gramado, Alemir Klusener Coletto.
Enoir Zorzanello, que esteve à frente do festival nos últimos 16 anos, decidiu afastar-se do comando do evento por entender que desta forma está colaborando para que o Festival transcorra sem nenhum constrangimento ou contrariedade. A saída de Zorzanello não altera nada no andamento do Festival de Cinema que continua com a mesma programação. O novo presidente, que sempre acompanhou de perto todos os eventos realizados em Gramado, vai dar continuidade aos projetos de mudanças que iniciaram nesta edição e que devem estar concluídos em três anos. Coletto lembra que este é o maior evento cinematográfico do país e um dos principais da América Latina, e que o que deve ser debatido aqui é o cinema nacional.
Enoir Zorzanello vai continuar colaborando com a Comissão Executiva do Festival de Cinema de Gramado.