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CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL
12 HORAS DE DURAÇÃO
Este curso busca apresentar de forma técnica e dinâmica o mecanismo de incentivo fiscal presente no cenário paulistano, o PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, abordando suas regras para participação e o passo a passo na estruturação de um projeto cultural. Ao longo dos encontros serão abordados conteúdos que passam pela legislação, definição de metas e escopo, escrita do projeto, plano de trabalho e orçamento, e o processo de submissão da proposta no sistema específico de envio de projetos, bem como, a etapa de acompanhamento e retorno aos pedidos de complementos (diligências) até a sua aprovação e publicação do diário oficial e, também, sobre as regras e a operacionalização no envio dos contratos de patrocínio.
Também será abordada a estruturação de um projeto cultural do ponto de vista da produção e da captação de recursos. Isto é, um projeto quando é escrito precisa considerar todo o plano de execução, ainda que haja ineditismo ou que não existam todas as definições. Traçar um plano de execução, delimitar bem as metas a serem atingidas, contar com um bom plano de comunicação, é crucial para aumentar as chances de realização do projeto cultural.
Aula 1 – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais: teoria e legislação – parte 1
Neste encontro será abordada a legislação desta política pública, passando pelos decretos, instruções normativas e o edital vigente, apresentando o sistema de cadastro para proponentes, além de abordar o histórico da lei de incentivo (criação, pilares, modalidades de isenção fiscal – faixas de incentivo).
Aula 2 – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, teoria e legislação – parte 2
Daremos sequência às normativas e legislação, passando também pelo cadastro de incentivadores, regras, limites e operacionalização no envio dos contratos de patrocínio, bem como a comunicação com a Secretaria Municipal de Cultura.
Aula 3 – Estudo de viabilidade de execução física e financeira, estruturação do projeto com base no roteiro do edital
Discutiremos pontos importantes na construção do projeto cultural, que antes de ser submetido à política pública, deve ser estruturado e organizado para prever um bom plano de comunicação e de execução física e financeira, realizando um mapeamento completo do projeto para que seja adaptado às exigências solicitadas no edital.
Aula 4 – Elaboração do projeto para a inscrição, tópicos abordados no edital – parte 1
Serão abordados os tópicos de inscrição do projeto cultural a ser submetido à política pública, levando em consideração as diversas áreas presentes no edital. O encontro terá foco na parte de conceito e escopo físico do projeto, passando pelo proponente, documentação obrigatória e metas a serem alcançadas.
Aula 5 – Elaboração do projeto para a inscrição, tópicos abordados no edital – parte 2
Esta segunda parte da elaboração terá foco na parte financeira do projeto, passando pelo plano de trabalho, cronograma e orçamento físico-financeiro no modelo da legislação. Abordaremos os tetos de gastos, tabelas de referências de precificação de mercado, princípio de economicidade, cronograma de desembolso, e o que pode e não pode ser financiado no Pro-Mac.
Aula 6 – Inscrição do projeto, sistema e acompanhamento até aprovação
Demonstração do cadastramento de um projeto cultural, abordando também o acompanhamento da análise do projeto, com apresentação de como construir a comunicação através de ofício e protocolo junto à Secretaria Municipal de Cultura.
Vagas limitadas: Máximo de 15 alunos por turma.
O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.
Amanda Leones é produtora, gestora e empreendedora cultural. Atriz pela Escola de Artes Recriarte (2009), Graduada em Eventos (Anhembi Morumbi/2012), possui especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (Senac/2016) e MBA em Gestão de Negócios (USP/2020). Atua no mercado do entretenimento desde 2005, em gestão de projetos em Leis de Incentivo, Editais, Convênios Públicos e Produção Cultural. Sua experiência em áreas diversas como Teatro, Música, Exposição, Audiovisual e Literatura, e em portes e formatos distintos de projetos, lhe conferiu expertise na elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais nos mais diversos tipos de políticas públicas de incentivo. Ministrou cursos e realizou palestras na Escola de Artes Recriarte, AIC-Academia Internacional de Cinema, FGV-Fundação Getúlio Vargas, FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdade Belas Artes, SENAC e Oficinas Culturais Poiesis. É diretora executiva da Versa Cultural, empresa com atuação na produção cultural fundada em 2012 e idealizadora do Festival Ubuntu, um festival multicultural que incentiva projetos nas periferias e está em sua 5ª edição, tendo tido suas edições anteriores realizadas através de recursos do Proac LAB, Proac Editais, Edital de Múltiplas Linguagens e a edição atual realizada por meio da Lei Paulo Gustavo.
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