Produtoras brasileiras têm saldo positivo no MIPCOM 2010 - Cultura e Mercado

Produtoras brasileiras têm saldo positivo no MIPCOM 2010

A delegação brasileira de produtores trouxe boas notícias e contatos do MIPCOM 2010, maior feira de conteúdo de entretenimento do mundo, que aconteceu em Cannes, na França. Estiveram presentes mais de 50 representantes de 34 produtoras independentes através do Brazilian TV Producers (BTVP), programa de exportação de conteúdo audiovisual realizado pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC).

Os representantes, junto à delegação brasileira, compuseram mesas de negócios e realizaram reuniões com empresários e membros dos governos de diferentes localidades, como China, Itália, Estados Unidos, França, Japão e União Europeia. Nesses encontros, surgiram diversas possibilidades, como acordos de coprodução com a França e projetos de tecnologia digital com o Japão, além de diversas parcerias para o RioContentMarket 2011, evento internacional que promove oportunidades para a produção brasileira independente.

Um dos acordos fechados no evento foi realizado entre a produtora carioca 2DLab e o canal americano Discovery Familia. A produtora, que estava no MIPCOM com o suporte do BTVP, vendeu os direitos de exibição da série animada “Meu AmigãoZão”, coprodução com a canadense Breakthrough, que será transmitida nos Estados Unidos em 2011.

Além das produtoras, o BNDES foi representado por Marcelo Goldenstein e Pedro Henrique Marques. A instituição esteve na feira com o objetivo de continuar formulando as estratégias para o desenvolvimento do segmento audiovisual, além de dar apoio aos produtores brasileiros. “A participação no evento e a inclusão do BNDES no escopo do BTVP conferiu maior credibilidade à iniciativa e confiança aos próprios produtores presentes”, afirma Goldstein, gerente setorial do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES. Newton Cannito, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Bruno Amado, gestor do BTVP na Apex-Brasil, e Marco Altberg, presidente da ABPI-TV, também participaram.

A EBC/TV Brasil também esteve presente na feira. Em outubro, a EBC assinou um convênio de dois anos com o Brazilian TV Producers, se tornando broadcaster nacional para eventuais coproduções. Gerente executivo de Negócios Internacionais da EBC, Silvio Da-Rin acredita que a “presença do radiodifusor pode contribuir de modo decisivo para viabilizar algumas coproduções de projetos brasileiros no mercado internacional”.

A TV PinGuim também se destacou. Responsável pela animação “Peixonauta”, a produtora ficou em segundo lugar em um Concurso de Pitching de Licenciamento na MIPJunior, evento que acontece junto com o MIPCOM e reúne as melhores atrações para o público infantil do mundo. O projeto “Earth to Luna” foi selecionado entre mais de 80 programas de diferentes países para ser um dos cinco apresentados no evento.

O BTVP organiza a presença de empresas brasileiras neste e em outros importantes eventos internacionais com o objetivo de ampliar a participação do setor audiovisual brasileiro no mercado internacional. Nestes encontros, os produtores têm oportunidade de contatar os executivos dos maiores canais e distribuidoras do mundo.

O BTVP foi criado em 2004 com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras internacionais. A gestão do BTVP é feita por um Comitê em que a ABPI-TV, SAv/MinC, Apex-Brasil e agora a EBC/TV Brasil são parceiros estratégicos e financeiros e o MRE (Ministério das Relações Exteriores), Ancine (Agência Nacional de Cinema) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são apoiadores.

*Com informações da Assessoria de Imprensa Brazilian TV Producers.

Acessar o conteúdo