Reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (21/11) informa que a Lei do Fomento ao Teatro dobrou de tamanho. A verba de R$ 5,8 milhões que a Secretaria Municipal de Cultura destinou em 2002 a grupos de teatro de pesquisa continuada chegou, neste ano, a R$ 13 milhões.
No entanto, o crescimento não acompanhou a expansão das artes cênicas na cidade. Algumas companhias que se beneficiaram dos primeiros editais do fomento se desmembraram em outros grupos.
Os 80 grupos registrados na Cooperativa Paulista de Teatro em 2002 se transformaram em 800, a maioria na capital. Destes, 400 estão em atividade, segundo o diretor da instituição, Dorberto Carvalho.
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, em 2013, a evolução do orçamento dependerá de um debate que envolva o poder público, a classe teatral e a sociedade, representada pela crítica e pela universidade. “O público, beneficiário do programa, merecia ser ouvido, mas quem o representaria?”, questiona Calil.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações da Folha Online