Iniciativa favorece a interação entre Cinema, Televisão e Internet, amplia o alcance do audiovisual nacional no exterior e incentiva profissionais de comunidades desfavorecidas, ampliando as ações estratégicas de inclusão que o MinC vem desenvolvendo no setor

O Programa de Editais de Fomento à Produção 2005-2006, lançado no último dia 24 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura busca atender às demandas dos vários setores do audiovisual brasileiro e promover a interação entre eles. A proposta segue a mesma linha das políticas de democratização e nacionalização do audiovisual do MinC, que nos últimos dois anos possibilitou a inclusão das diversas regiões do país nos processos de produção e criação de conteúdos brasileiros, revelando novos realizadores e fomentando novos segmentos do mercado, como a produção de games e animação.

As carências e nichos do setor foram detectados por meio de uma consulta entre entidade representativas da atividade, em reuniões do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual. Os resultados determinam prioridades no edital, que vai contemplar com um total de R$ 23.903.000,00 (23 milhões e 903 mil reais) a concretização de 182 projetos de dez editais. Para incentivar a valorização do conteúdo do audiovisual, interagindo Cinema, Televisão e Internet, serão articuladas parcerias com outras instituições.

Os editais vão contemplar a realização de dez longas-metragens de baixo-orçamento, um edital para realização de 20 Curtas-metragens de Ficção e dez de Animação. O Programa também prevê apoio ao segmento infantil, através de um edital de 20 telefilmes – O Curta Criança – em parceria com a TVE Brasil, além de apoiar oito teses acadêmicas, a realização de dez roteiros de Longas metragens e dez projetos de Jogos Eletrônicos culturais e educativos.

O diferencial desta edição é a parceria com a Petrobrás, que vai apoiar quatro projetos do Programa, que ainda inclui novas edições do Programa Doc TV e do Projeto Revelando os Brasis, apontadas como duas das principais ações estratégicas da Secretaria do Audiovisual. O primeiro deles, o Doc TV, vai fomentar a produção de 35 documentários e com uma proposta de ação internacional para a experiência brasileira, o Doc TV IBeroamérica promove mais de 15 documentários.  O apoio da Petrobrás com a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Marlin Azul, focado no projeto Revelando os Brasis, vai fomentar a realização de 40 vídeos para comunidades com até 20 mil habitantes, um incentivo aos cineastas estreantes de pequenos municípios.

Dentro desta proposta abrangente e de inclusão das políticas de fomento à produção da Secretaria do Audiovisual, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, lembra que “Levamos em conta o potencial de expansão do setor audiovisual no Brasil, que é muito grande, as convergências tecnológicas e empresariais em curso, os interesses da sociedade brasileira e das empresas nacionais. Enfim, a necessidade estratégica do Estado atuar de maneira abrangente e, especialmente, numa perspectiva nacional, incluindo todas as regiões do país nestes processos”, explicou.

Para o secretário do Audiovisual, Orlando Senna, esta atuação estratégica segue “dois movimentos convergentes, complementares e retro-alimentadores, considerando a dupla natureza do audiovisual: seu viés artístico, cultural, simbólico; e sua face empresarial, industrial-tecnológica, mercadológica”.

Outras Informações: (61) 3901-3846 e concursos.sav@minc.gov.br.


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