Entre as propostas elencadas no programa de governo do candidato à reeleição, estão a ampliação do fomento ao desenvolvimento e adoção em massa do software livre. O candidato à reeleição e atual presidente, Luíz Inácio Lula da Silva, divulgou ontem, 25 de outubro, o programa setorial de Ciência e Tecnologia à ser seguido caso venha a ocupar o cargo novamente.
Entre as propostas elencadas no programa de governo do candidato, o documento explicita que, “no próximo mandato, o governo Lula compromete-se a ampliar o fomento ao desenvolvimento e adoção em massa do software livre, tanto na administração pública, quanto no âmbito da sociedade.” Para isso, serão publicadas instruções normativas que orientem essa implantação.
Ainda na área das tecnologias de informação e comunicação (TICs), o programa afirma que serão fortalecidas políticas públicas voltadas para a ampliação do acesso a computadores em casa e ampliação dos espaços coletivos de inclusão digital por todo o território nacional em escolas, bibliotecas e telecentros. Além disso, o documento propõem uma consolidação de uma política pública de inclusão digital, que, entre outras medidas, pretende implantar um plano nacional de conectividade em banda larga e construir uma “agenda digital” para a próxima década.
1Comentário