Nova política de patrocínio cultural da Petrobras procura integrar os vários setores, desde a sua formulação; na área de cinema, a novidade é o incentivo à distribuiçãoPor Sílvio Crespo
Do Rio de Janeiro
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20/11/2003
A principal novidade anunciada do recém-lançado Programa Petrobras Cultural, em relação aos anos anteriores, é a integração de todas as áreas culturais. Até este ano, a política de patrocínio da empresa as tratava separadamente. Em épocas diferentes eram lançados o Petrobras Música, o Petrobras Cinema e outros. ?Antes, a cultura era tratada de forma segmentada. Hoje, ela se manifesta de forma multidisciplinar?, disse a gerente de patrocínio da empresa, Lorena Coelho, justificando a integração das áreas.
Nos concursos anteriores, a equipe que desenvolvia o programa de música não tinha contato com aqueles que trabalhavam no setor cinematográfico, por exemplo. ?A formação de cidadania é um horizonte que se abre quando se tem a possibilidade de trabalharmos juntos?, reunindo profissionais de diversas áreas, disse o crítico de cinema José Carlos Avellar, que participou da elaboração do Petrobras Cultural, como consultor.
Os consultores, a equipe da Petrobras e representantes do Ministério da Cultura e da Secom (que também participaram do programa) resolveram dividir o programa de outra forma, em três linhas de atuação: ?preservação e memória?, ?criação, difusão e reflexão? e ?formação e cidadania?.
Distribuição de filmes
Na área de cinema, Avellar chamou atenção para outra novidade: o incentivo à distribuição. Muitos dos filmes produzidos com o apoio da Petrobras e da BR Distribuidora nos últimos anos não chegaram a ser exibidos em circuito comercial. Este ano, a Petrobras destinará R$ 2 milhões a lançamentos de longas-metragens 35 mm. Além disso, outros R$ 5 milhões irão para projetos de exibição regular de filmes, em circuito convencional ou em programas especiais de exibição de curtas-metragens, festivais de cinema e animação etc.
Inscrições
O regulamento completo do programa estará no site da Petrobras (www.petrobras.com.br), na parte de cultura, a partir de 24 de novembro, quando serão abertas as inscrições. Depois de 16 de janeiro, quando se fecham as inscrições, inicia-se a seleção de projetos. Até 26 de março, será divulgada a lista dos contemplados.
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