Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa Rumos Itaú Cultural. Os editais contemplam as áreas de Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural. Os três primeiros editais aceitam inscrições, gratuitas, até 29 de maio, e o último, até 31 de julho. Os resultados serão divulgados no segundo semestre deste ano. Para mais informações acesse www.itaucultural.org.br/rumos.

Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual, que visa colaborar com o fomento e o desenvolvimento de centenas de obras e de artistas das mais variadas expressões e regiões do país.

Para divulgar os novos editais e começar o mapeamento de artistas, produtores e jornalistas em formação, o Itaú Cultural vem promovendo seminários e oficinas para todas as 27 capitais do país. Através de um blog, o programa acompanha a repercussão dos debates em cada cidade, tira dúvidas e propõe o diálogo com os interessados e participantes do programa.

Além disso, o programa disponibilizou uma base de dados que reúne os selecionados e seus trabalhos produzidos nos 12 anos da iniciativa. São projetos em arte e tecnologia, artes visuais, cinema e vídeo, dança, educação, jornalismo cultural, literatura, música e pesquisa. Para mais informações, clique aqui.

Assim como na base de dados, os produtos gerados pelo programa são distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais e disponibilizados para emissoras de TV parceiras.

Programação Rumos Convida

De 4 a 8 de março, o Itaú Cultural abre o palco para cinco encontros musicais, dentro da programação Rumos Convida. Na abertura, o pernambucano Siba e o mineiro Roberto Corrêa lançam o CD Violas de Bronze, e contam com a participação de Paulo Freire – os três são ex-integrantes das comissões de seleção das três últimas edições do Rumos Música. A partir do dia 5, a cada noite um selecionado do programa convida um artista para realizar um show inédito. A banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju chama o músico paulistano Bocato; os paraibanos do Cabruêra recebem o rapper carioca Bnegão; a banda cearense Cidadão Instigado toca com Rodrigo Amarante e Karine Carvalho; e os gaúchos do Pata de Elefante dividem o palco com os mato-grossenses do Macaco Bong.

Todos os shows serão transmitidos ao vivo pelo site do Itaú Cultural.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *