Oficinas Kinoforum selecionam jovens para produzir quatro curtas-metragens, que serão exibidos no 13º Festival de Curtas de São Paulo. Participantes aprenderão a fazer roteiro, gravação e edição Por Sílvio Crespo

A Associação Kinoforum, que realiza os Festivais de Curtas de São Paulo e o festival de documentários É Tudo Verdade, está selecionando 20 jovens para participar das Oficinas de Realização e Produção Audiovisual. A temporada 2002 das Oficinas começou na Cidade Tiradentes (Zona Leste da capital) e prosseguiu no Espaço Cultural Tendal da Lapa e em Santos, na Cadeia Velha (Oficina Regional Cultural Pagú). Agora, a Kinoforum chega ao Centro de São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil.

As Oficinas oferecem aos jovens a oportunidade de produzir um curta-metragem utilizando equipamentos de alta tecnologia. Todos os filmes produzidos serão exibidos no 13º Festival de Curtas-metragens de São Paulo, que acontece de 22 a 31 de agosto próximo.

Inscrições
As inscrições estão abertas de 30 de julho a 11 de agosto para jovens comidade de 17 a 25 anos e que, de preferência, residam e desenvolvam atividadesno centro da cidade. Os interessados devem se dirigir às bilheterias do Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado 112, Centro), de terça-feira a domingo das 12h00 às 19h30. A ficha de inscrição está disponível também no site www.kinoforum.org/oficinas, mas apenas para preenchimento.

No total, estão previstas para este ano oito oficinas, com duração de três semanas ecarga horária total de 52 horas cada. Para cada uma das oficinas éselecionado um grupo de 20 participantes. As Oficinas Kinoforum incluemtambém uma sessão pública de cinema para a comunidade no primeiro dia e aexibição dos trabalhos realizados para as diferentes comunidades. Asoficinas são sempre realizadas em parceria com casas de cultura, centroscomunitários, espaços e movimentos culturais de todas as regiões da cidadede São Paulo.

Programa
Discussões teóricas abordando os gêneros ficcional, documental eexperimental, uma introdução à decupagem e linguagem cinematográfica e ainiciação aos aspectos práticos da utilização da câmera de vídeo digital, aolado de exercícios práticos com câmeras digitais e uma introdução aosrecursos da edição digital – este é o programa das Oficinas Kinoforum.Divididos em grupos, os participantes roteirizam, gravam, editam, finalizam eexibem seus trabalhos.

No dia 16 de agosto, no CCBB-SP (Rua Álvares Penteado, 112, Centro), às20h00hs, acontece a abertura da oficina, com exibição de curtas digitaisproduzidos nas oficinas realizadas em 2001, além de um programa com umaseleção de curtas-metragens nacionais. A oficina continua nos dias 17, 18,21, 22, 23 e 24 de agosto, sempre das 10h00 às 19h00.

Em 2001 foi realizado o projeto piloto das Oficinas Kinoforum. Um total de 16 curtas foram produzidos por adolescentes e jovens da Freguesia do Ó, daFavela Monte Azul e da Cohab Raposo Tavares.

Parcerias
A Petrobras é patrocinadora exclusiva do Festival Internacional de CurtasMetragens de São Paulo e as Oficinas Kinoforum são parte integrante desteevento. As Oficinas Kinoforum contam ainda com apoio da Apple e da JVC,através do projeto Olhar Digital. O projeto promove a exibição decurtas-metragens e a realização de oficinas de captação e edição de vídeo emvárias comunidades e regiões da cidade de São Paulo. Através das oficinaspretende-se desvendar novos olhares, universos e concepções de imagem,oriundos de grupos sociais que habitam essas regiões, que não têm acesso aoscircuitos de produção e exibição do cinema brasileiro.


Oficinas Kinoforum de Realização e Produção Audiovisual
De 17 a 24 de agosto de 2002 das 10h00 às 19h00 no CCBB-SP (Rua ÁlvaresPenteado 112, Centro – São Paulo).

Informações sobre o projeto, a programação do curso e as oficinas já realizadas: www.kinoforum.org/oficinas

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *