O Ministério da Cultura começou uma série de visitas técnicas a estados e municípios que vão implantar o projeto Agentes de Leitura. Nas visitas a 11 localidades será planejado o processo seletivo para a formação de mais de 2 mil jovens que irão atuar em suas comunidades desenvolvendo atividades de estímulo à leitura.
As visitas técnicas começam no Rio de Janeiro, onde será realizada oficina com as equipes técnicas da Secretaria de Cultura do Estado – com previsão de lançamento, após as eleições, do edital para seleção de 200 agentes – e da Prefeitura de Nilópolis (RJ), cujo edital para a seleção de 25 agentes encerrou as inscrições no final de agosto.
Ao todo, serão investidos R$ 14,6 milhões, incluindo os repasses do Programa Mais Cultura e a contrapartida dos estados e municípios. Nesta primeira fase, serão selecionados e formados 2.229 agentes, que devem atender cerca de 220 mil pessoas. A Bahia é o estado com a maior quantidade de agentes (572) e São Bernardo do Campo (SP), a cidade com o maior número de agentes (400).
Os agentes são jovens entre 18 e 29 anos que visitam comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e desenvolvem atividades de estímulo à leitura, como contação de história, rodas de leitura, entre outras. Cada agente recebe uma bolsa de R$ 350 por mês, para atuar na comunidade visitando, regularmente, 25 famílias.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.