O Projeto Asa, através do Instituto Gtech Cidadania & Cultura, inicia ciclo de treinamento de facilitadores a partir de seminário preparatório no dia 15 de janeiro de 2003Por Deborah Rocha
Facilitadores de cidadania
Para começar seu terceiro ano de atividades com o pé direito, o Projeto Asa, numa realização do Instituto Gtech Cidadania & Cultura e apoio do Sebrae de São Paulo, entre outros, convida universitários interessados em arte-educação, inclusão digital e terceiro setor a participarem do “Seminário preparatório para seleção de facilitadores”. Uma vez selecionados, os estagiários irão interagir com crianças e adolescentes matriculadas em escolas públicas que fazem arte nos ateliês do projeto.
Seminário e treinamento
O encontro, que ocorrerá no dia 15 de janeiro, será o início do ciclo de treinamento, em que serão pré-selecionados 30 facilitadores. Estes participarão de um treinamento de duas semanas com os coordenadores do Projeto Asa, do dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2003. A presença no Seminário é importante pois os universitários irão conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Asa, além de ampliar a discussão a respeito da importância do papel dos facilitadores. Questões que serão discutidas nos painéis ao longo do dia.
A programação do seminário começa às 9h com o painel “Arte-educação no Brasil” e termina às 16h30 com uma exposição sobre o papel do facilitador no Projeto Asa. Parcerias entre o terceiro setor e a iniciativa privada, cidadania cultural e mesa-redonda em torno da importância do Projeto Asa serão também tematizados para maior conhecimento dos universitários presentes.
Origens do Projeto Asa
O Projeto Asa é baseado no desenvolvimento do conceito já aplicado pela Gtech Corporation nos EUA, onde ASA corresponde a “After School Advantage”. Em sua origem, o Asa é um programa de complementação escolar, que consiste na montagem de laboratórios de informática em entidades próximas às unidades norte-americanas da Gtech. No Brasil, devido às maiores demandas sociais e ao conceito desenvolvido pelos idealizadores do Projeto, foram somadas as ferramentas da arte-educação, que incrementaram o contato com a tecnologia por meio do lúdico e da busca de identidades pessoais e culturais.
Produtos de arte
A partir das obras criadas pelos educandos desde sua criação, o Projeto Asa publicou o livro “O Papel de Cada Um”, participou da XXV Bienal de São Paulo e, no começo de novembro deste ano, levou um grupo de dez crianças para um “tour artístico” num dos maiores centros de arte contemporênea do mundo: Londres. Para 2003, está prevista a exposição “Metrópolis”, em que os trabalhos produzidos na metrópole britânica serão expostos. Com a formação de novos facilitadores o Projeto Asa pretende ampliar o vôo da arte-educação e da tecnologia a serviço do desenvolvimento humano.
Para se inscrever no Seminário preparatório para a seleção de facilitadores do Projeto Asa entre no site www.projetoasa.org.br/seminario.
Mais informações na Agenda do Cultura e Mercado.
Leia também:
Projeto Asa busca inspiração artística em Londres
Projeto Asa na Bienal das artes
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.