?Arte do Cidadão?, desenvolvido pela IPA/Brasil, atinge estudantes, professores e jovens em situação de riscoA IPA/Brasil está desenvolvendo o projeto “Arte do Cidadão”, cuja missão é ser o canal de comunicação e integração entre pessoas de diferentes idades, camadas sociais e níveis culturais. Essa integração será realizada através do uso da arte em suas diversas expressões, visando resgatar a auto-estima, a cidadania participativa e despertar os sentimentos de “posse”, de socialização e de responsabilidade das comunidades para com os espaços públicos.

O projeto será realizado em três módulos integrados (Clicando a ludi-cidade, Construindo Cidadania e Inclusão pela Arte) e independentes. Isso quer dizer que um não interfere no andamento ou na evolução do outro, mas os mecanismos foram criados para que pudessem acontecer em consonância, unindo as diferentes propostas baseadas nos mesmos pressupostos, não havendo, assim, uma hierarquização entre os módulos.

Iniciando-se em março de 2002, serão beneficiadas diretamente 6.000 pessoas, segundo a IPA/Brasil, através do envolvimento em seus três módulos, e cerca de 300 mil pessoas indiretamente, através das interações da comunidade nos espaços públicos, seja pela mídia ou pelas exposições dos trabalhos realizados. O projeto Arte do Cidadão, parte integrante do programa BrincaCidade (este desenvolvido promovido, implantado e coordenado pela IPA/Brasil), será realizado em parceria inicialmente com o Condomínio Conjunto Nacional, a Iacocca Assessoria de Comunicação & Marketing, profissionais de artes plásticas e arte-educação.

Módulo 1 – Clicando a Ludi-Cidade
Objetivo: localizar espaços dentro das cinco regiões da cidade de São Paulo e acompanhar a interação dessas comunidades nos espaços onde existirão as intervenções artísticas.
Metodologia: concurso de fotografia.
Agente: estudantes de comunicação e fotografia.
Defesa: em um primeiro momento, os agentes farão uma pesquisa, apontando locais que carecem de espaços para o lazer e a cultura. Em um segundo momento, estarão captando a primeira impressão / reação da comunidade ao ter os espaços alterados. Já em uma terceira etapa, estarão mostrando os espaços e sua integração com a comunidade. Dentro do conjunto, os agentes serão os olhos.

Módulo 2 – Construindo Cidadania
Objetivo: realizar intervenções artísticas em espaços dentro das cinco regiões da cidade de São Paulo, revitalizando a comunidade, construindo padrões, habilidades e iniciativas para o desenvolvimento de outros projetos semelhantes.
Metodologia: oficinas de criação de objetos lúdicos revestidos com mosaicos a serem instaladas em locais públicos, nas cinco regiões da cidade de São Paulo.
Agente: cidadãos passantes e escolas convidadas que poderão intervir artisticamente nos objetos.
Defesa: desenvolver o senso de cidadania com resultados concretos e duradouros, revitalizando áreas e possibilitando brincar como forma de se criar novos elos entre as pessoas e o meio em que vivem. Dentro do conjunto, os agentes serão as mãos.

Módulo 3 – Inclusão pela Arte
Objetivo: preparar a comunidade dentro das cinco regiões da cidade de São Paulo, para receber e preservar as intervenções artísticas, primando pela interação proposta.
Metodologia: oficinas ludo-pedagógicas, com o uso de elementos de reciclagem.
Agente: comunidade das regiões próximas aos locais onde as intervenções serão feitas, principalmente crianças e jovens carentes.
Defesa: o processo de aprendizado e o resgate da auto-estima a essa parcela da comunidade se fazem válido quando há a proposta de continuidade e o resultado concreto agregado. Essa comunidade passará de assistida / carente a agente de preservação de algo que a ela pertence. Dentro do conjunto, os agentes serão o coração e o cérebro.

O público alvo do projeto Arte do Cidadão abrange estudantes de fotografia, comunicação, pedagogia e artes, professores de educação artística e artes plásticas e crianças e jovens carentes e/ou em situação de risco.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *