Rede de Agentes Culturais estimula a formação de alianças estratégicas e constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do mercado culturalPor Deborah Rocha
Pró-ação
Com o objetivo de integrar ações profissionais, trocar informações e conhecimentos, criar parcerias entre instituições ou entidades, propor novas formas de atuação e, desta maneira, provocar e ampliar o mercado cultural, a RAC – Rede de Agentes Culturais ? realiza mensalmente assembléias gratuitas que possibilitam aos diferentes agentes do meio a divulgação de seus projetos, além do acesso a novos contatos.
Esta troca entre profissionais de diferentes competências, com objetivos próximos ou complementares, contribui para a viabilização de projetos que estejam ainda com alguma necessidade, bem como para desenvolver uma ?malha de relacionamento, integração e desenvolvimento que pode gerar sustentabilidade para o mercado cultural e ser um instrumento de fortalecimento da cidadania. Pressupõe de seus componentes autonomia, pró-atividade e interatividade?, conceitua Telma Ribas Paschoal, consultora assistente do Núcleo de Cultura do Sebrae-SP.
Aliança
Segundo ela, a RAC de São Paulo, criada em outubro de 2000, surgiu da crescente necessidade de se estabelecer alianças estratégicas entre empreendedores dos mais diversos segmentos da cultura. Nesta ocasião, a RAC já funcionava no Rio de Janeiro e Bahia e iniciava suas atividades em outros dois estados do nordeste: Rio Grande do Norte e Alagoas. A Rede de Agentes Culturais, como o próprio nome diz, pertence aos agentes e não está vinculada diretamente a nenhuma entidade. Conta com o Sebrae-SP como parceiro que viabiliza a articulação entre associados, a formatação dos eventos, a capacitação de seus componentes, o planejamento das atividades, além da cessão de espaço físico e equipamentos, envio dos convites e o que for necessário para o sucesso na realização das assembléias.
?Importante ressaltar que o Sebrae-SP não é uma entidade patrocinadora de cultura e sim uma entidade que atua no desenvolvimento deste mercado com três focos distintos de atuação: capacitação (por meio de um ciclo de cursos), desenvolvimento do mercado cultural (por meio de ações de fomento) e apoio ao investimento em cultura?, explica a consultora.
Núcleo de Cultura
O Sebrae-SP tem por objetivo o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do estado e procura atender a todos os segmentos da economia com a geração e repasse de informações de gestão empresarial. Para isto, foi iniciado o atendimento aos agentes do mercado cultural em outubro de 2000 com a criação do Núcleo de Cultura do Sebrae-SP que teve, em um primeiro momento, o PEC (Programa Empreendedor Cultural) como seu principal produto. Hoje as ações do Núcleo de Cultura foram ampliadas possibilitando agregar em seu portifólio diversos produtos que colaborem para o cumprimento da missão do Sebrae. ?O Núcleo de Cultura do Sebrae-SP apóia a RAC-SP por entender ser esta uma forte ferramenta para o desenvolvimento do setor cultural?, comenta Ary Scapin,Coordenador do Núcleo de Cultura do Sebrae-SP.
Estão entre as premissas do Núcleo de Cultura: expressão de arte, conhecimento e empreendedorismo. Seu comprometimento é gerar, consolidar e transmitir informações e conhecimentos técnicos para a capacitação empresarial, desenvolvendo e implantando ações empreendedoras no mercado cultural paulista. Neste ano o Núcleo de Cultura iniciou a expansão de suas atividades à RMBS (Região Metropolitana da Baixada Santista), atendendo a demanda de nove municípios. ?Trata-se do plano piloto de expansão. A idéia é estarmos atuando em outras regiões do estado que apresentem potencial para o desenvolvimento cultural ainda este ano?, diz Scapin.
Assembléias da RAC
As assembléias da RAC-SP são realizadas uma vez ao mês, sempre na primeira 3ª feira, às 13h30, no auditório da sede do SEBRAE – R Vergueiro 1117, 6º andar. As assembléias são gratuitas e não é preciso fazer inscrição prévia.
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