Instituto Pensarte representa o Brasil em Conferência da Rede Internacional pela Diversidade Cultural. O Cultura e Mercado divulgará atividades da RedePor Leonardo Brant e Fábio Cesnik, enviados especiais à Cidade do Cabo

De 10 a 13 de outubro, a Cidade do Cabo, na África do Sul, sediou a Conferência Anual da Rede Internacional pela Diversidade Cultural, que discutiu estratégias locais, nacionais e globais para promover a diversidade cultural e o desenvolvimento.

Entre os temas discutidos na Conferência destacou-se o desenvolvimento por meio da diversidade, delineando estratégias locais, nacionais e globais para se chegar a esse objetivo.

Soluções para a globalização
No encontro inaugural de 2000, o INCD definiu amplos e desafiadores comandos de encontrar soluções concretas para as questões que a sociedade cultural global vem enfrentando na era da globalização. Desde aquele encontro, a Rede tem ido além de muitas das próprias metas e agora se encontra na vanguarda do crescente movimento internacional para criar um acordo legal que vise a proteção da diversidade cultural ? iniciativa que foi recentemente endossada pela Unesco em sua Declaração sobre Diversidade Cultural durante a 31ª Conferência Geral.

Durante a Segunda Conferência do INCD em Lucerne, Suíça, em 2001, delegados de 33 países debateram o conteúdo e o contexto dos novos instrumentos para diversidade cultural e delegaram ao Comitê de Secretaria e Direção a tarefa de esboçar uma convenção que os colaboradores pudessem elaborar posteriormente. Este esboço está agora em sua fase final e foi liberado ao corpo de membros. Assim, os encontros locais e regionais estão organizando discussões para abastecer os debates mais profundos planejados para o encontro da Cidade do Cabo.

Cultura e desenvolvimento
No final de maio, o esboço da Convenção foi apresentado para o Grupo de Trabalho dos Ministros (Ministers? Working Group) para que eles tenham uma oportunidade de entender a linha de pensamento da Rede e considerá-la para sua própria versão da Convenção. O encontro da Cidade do Cabo deu continuidade ao trabalho crucial iniciado na Convenção; também investigou como cultura e desenvolvimento interagem com a diversidade cultural e como essas duas áreas da política cultural podem fortalecer as comunidades presentes à Conferência.

Na Cidade do Cabo, o INCD dirigiu seu foco para o desenvolvimento de um plano de ação para o ano seguinte. Os delegados saíram com a missão de implementar este plano quando de seu retorno à região de origem. Cada delegado ficou responsável ainda pelo trabalho junto a seu Governo para a implementação das bases que foram discutidas da convenção e pela eventual ratificação da ?Declaração? pelo governo do seu país.

O Instituto Pensarte, como representante do Brasil na Conferência, fará a sua parte, encaminhando a íntegra da ?Declaração da Cidade do Cabo? para as autoridades culturais brasileiras e membros do Congresso Nacional.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *