Nos últimos meses Cultura e Mercado passou a explorar uma nova editoria, chamada Convergência. A ideia é aproximar a gestão cultural das novas tecnologias de comunicação e informação, discutindo seus efeitos e apresentando oportunidades que as chamadas novas mídias abrem para o mercado cultural. Um exemplo concreto disso, é a pesquisa encomendada pela Google à TNS sobre os hábitos de navegação de freqüentadores das salas de cinema.

O estudo foi realizado em novembro de 2009 em São Paulo e no Rio de Janeiro na rua e em salas de cinema da rede Cinemark com um total de 400 entrevistados. Um pré-requisito para a entrevista era o entrevistado ter ido ao cinema no mínimo duas vezes nos últimos três meses.

A pesquisa revelou que a maior parte dos freqüentadores de cinema tem acesso à Internet (79%) e que as redes sociais são grandes influenciadoras para a tomada de decisão de ir ao cinema (37%), perdendo apenas para as revistas semanais (45%). Outras fontes online como blog, e-mail marketing, banner, sites e comunicadores instantâneos também aparecem na lista.

A pesquisa explorou os hábitos dos freqüentadores na rede: 66% dos entrevistados consultam o Google para buscar informações sobre cinema e 22% costumam comprar ingressos pela Internet e 65% estão satisfeitos com o serviço. Dos que compram ingressos online, 29% utilizam o Google como ponto de partida. O YouTube é o principal meio online para aqueles que querem conhecer o conteúdo dos filmes.

As informações foram apresentadas na tarde desta quarta-feira, 25, por Jorge Dib, diretor de mídia e entretenimento do Google, que participou de painel sobre estratégias na Internet durante a Fiicav, seminário de da indústria do audiovisual que acontece em São Paulo.

*Com informações da Tela Viva News


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *