O ministro da Cultura, Juca Ferreira, fará a abertura da XXXI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, no próximo sábado (20), às 9h, no Rio de Janeiro. Durante este semestre, o Brasil é o presidente pró-tempore do Mercosul. O encontro como objetivo discutir o aprimoramento e a integração entre as diferentes instâncias do bloco e a criação da Secretaria Técnica do Mercosul Cultural e do Fundo Mercosul Cultural.
Outra finalidade da reunião é destacar o papel fundamental da cultura no fortalecimento e na consolidação do processo de integração regional; a necessidade de proteger, promover e difundir a diversidade cultural da região, além de mostrar a cultura como um dos motores do desenvolvimento social e econômico, a partir do reconhecimento de suas dimensões simbólicas, cidadã e econômica.
Para o ministro Juca Ferreira, ações de integração de políticas culturais com o Mercosul e outros blocos ou países com quem o Brasil mantém relações diplomáticas são fundamentais. “Estamos vivenciando um processo onde a simetria do Brasil, seu tamanho e importância econômica não podem, de maneira alguma, significar uma relação hierárquica”, afirma. “Acredito que isso só é possível se tomarmos a iniciativa de constituir relações igualitárias, de aprofundamento cultural, de intercâmbio, de diálogo e de afeto com esses países”, completa.
Participam do encontro os ministros da Cultura do Peru, Juan Ossio, do Uruguai, Ricardo Ehrlich, do Paraguai, Ticio Escobar, além da Diretora Nacional de Política Cultural e Cooperação internacional da Argentina, Monica Guariglio.
Na programação haverá uma visita dos ministros e autoridades, das 14h às 15h, ao Ponto de Cultura – Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha – iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura.
No Centro de Cultura e Educação Lúdica, as atividades desenvolvidas utilizam o brincar como uma ferramenta de educação, valorização da cultura e preservação da história local. A instituição também desenvolve um trabalho amplo na comunidade, como, por exemplo, levantamento sociocultural, com entrevistas com moradores antigos e artistas, cine clube, oficinas de brincantes e outras atividades culturais. A insituição também tem acervo com diversos vídeos brutos e três produções concluídas, além de brinquedos e amplo material histórico da Rocinha.
Pontos de Cultura no Mercosul
Os países do Mercosul têm manifestado interesse em conhecer e implementar os Pontos de Cultura, com adaptações com a realidade de cada país. O programa é realizado pelo Ministério da Cultura para potencializar iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração, por meio de convênios estabelecidos com entes federativos.
Presidência Pro-Tempore
É a Presidência do Conselho do Mercado Comum, órgão decisório do bloco, exercido por rotação dos Estados-Partes, e em ordem alfabética, por períodos de seis meses. Dentre outras funções, cabe ao país que ocupa a Presidência Pro-Tempore determinar, em coordenação com as demais delegações, a agenda dos encontros e organizar as reuniões dos órgãos do Mercosul.
Os encontros do Mercosul Cultural fazem parte do esforço dos países – que formam o bloco – de encontrarem novos pontos de convergência, que conduzam à consolidação da integração cultural dos países da região. Dentre os temas a serem tratados na Reunião de Ministros, estão a implementação do Selo Mercosul Cultural, circulação e comercialização de obras de arte, entre outros.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.
2Comentários