De 07 a 10 de julho, o espaço Matilha Cultural recebe a 4º edição do Reverberações 2010 – Festival Bienal de Cultura Colaborativa, iniciativa que reúne representantes da Espanha, Canadá, França e Vietnã em uma programação com mostra de filmes, exposição do Acervo CORO, debates, laboratório de práticas artísticas, mapeamentos, performances e intervenções.
Com foco em arte, ativismo e processos coletivos de trabalho e criação, o evento baseia-se no conceito da Cultura Colaborativa em que o fazer criativo se dá pela informação e conhecimento livre e compartilhado.
O festival, que acontece bienalmente desde 2004, pretende conectar os coletivos de arte, artistas, gestores culturais, pesquisadores, pensadores e ativistas, em um encontro aberto e participativo, que articula e agrega esses diferentes profissionais que trabalham com novas metodologias e processos coletivos de criação e/ou iniciativas culturais colaborativas de diferentes regiões do Brasil e no exterior.
O Festival Reverberações consolida-se no cenário cultural do país como uma experiência que busca dar forma e aprofundar princípios como: colaboração, autogestão, autonomia e interindependência na produção atual da arte e cultura brasileira. Isso prevê a arte também em relacionamento com a ecologia, política, questões sociais, economia e trabalho, entre outros.
Em sua 4°Edição, a programação está dividida em três eixos que se somam ao propósito geral do evento de reconhecer e pesquisar processos; compartilhar e praticar para propor novas ações; e celebrar.
A 4° Edição do Festival de Cultura Colaborativa será realizada de 07 a 10 de julho no Espaço Matilha Cultural (R. Rego Freitas 542 – Republica – São Paulo), das 12h às 22h. O evento é gratuito. Mais informações pelo site www.reverberacoes.com.br