Terceiro evento da série Encontros Temáticos, promovida pela Unesco, pretende reunir o setor cultural e conta com conferencistas do Brasil e do exterior. Inscrições são gratuitasPor Sílvio Crespo
As relações da cultura com seus diferentes modelos de gestão e financiamento será tema de debate de 21 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento Cultura, formas de gestão e financiamento discutirá desde a importância da formação de gestores culturais até as diferentes estratégias de gestão e financiamento público e privado, avaliando em que medida é promovida uma gestão ?justa e democrática?.
Atividades paralelas
Na ocasião, haverá atividades paralelas, como conferências internacionais,exposições e venda de material e exibição de filme. Além disso, está previsto para o dia 22 o lançamento do livro Políticas Culturais, de Leonardo Brant. A obra reúne artigos de 16 renomados profissionais da área cultural, entre eles o ator Sérgio Mamberti, o diretor do Sesc-SP Danilo Santos de Miranda e o ex-diretor-superintendente do Itaú Cultural Ricardo Ribenboim.
Na abertura do evento, dia 21 às 19 horas, acontecerá a conferência internacional Gestão Cultural no Contexto Contemporâneo, que será proferida pelo consultor internacional Fernando Vicário, semiólogo espanhol, Mestre em Ciência Política com reconhecida atuação na área de gestão cultural. Nos últimos 17 anos, realizou vários trabalhos na Espanha, Venezuela, Equador, Nicarágua, Chile, Brasil e Bolívia e em diversos outros países ibero-americanos. Vicário é consultor para governos em assuntos de direitos autorais, propriedade intelectual, indústria das artes e desenvolvimento cultural.
Os painéis Educar em Cultura, Planejamento em Gestão Cultural, Estratégias de Financiamento Público e Estratégias de Financiamento Privado contarão com a presença de conhecidos especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais, como a Organização dos Estados Ibero-americanos ? OEI, a Fundação Biblioteca Nacional, a PUC, o Convênio Andrés Bello (Colômbia), a Fundação Joaquim Nabuco (Recife) e o Governo de Cuba, entre outras.
Encontros temáticos
O debate Cultura, formas de gestão e financiamento é o terceiro evento da série Encontros Temáticos, promovida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
No total, a série terá quatro Encontros Temáticos, contando com os dois já realizados. O primeiro, que ocorreu em março, foi sobre Cultura, Política e Direitos. Em julho, o tema foi Cultura, Poder e Movimento Social. Mais do que a reunião de personalidades para ministrar as conferências, o ponto forte do evento foi a participação dos mais diversos grupos sociais, diz Marta Porto, coordenadora do escritório da Unesco no Rio de Janeiro.
Diversidade social
Gestores de políticas públicas, dirigentes de ONGs, fundações e institutos culturais, secretários de cultura, movimento estudantil, entidades sindicais e representantes de empresas que investem em cultura, todos esses segmentos sociais participaram do evento, segundo Porto. ?Foram mais de 700 pessoas inscritas, bem acima do esperado?, comemora a coordenadora. Depois do encontro dos mais diversos setores sociais, espera-se que sejam elaboradas propostas bastante plurais.
No último encontro, a ser realizado em dezembro, será feita uma sistematização de tudo o que foi discutido e será elaborada uma agenda de recomendações e proposições, que ficará disponível para todos os profissionais do setor cultural.
.Local
Os painéis, conferências e o lançamento do livro acontecerão no auditório do SESC-RJ, à sua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo – Rio de Janeiro.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.