RS prepara pesquisa sobre economia da cultura local

Segundo o secretário Roque Jacoby, será feita a investigação de maior amplitude até hoje no país sobre o assunto; municípios gaúchos participarão do projetowww.culturaemercado.com.br
06/10/2003

O secretário estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Roque Jacoby, anunciou, na semana passada, que deve iniciar em breve um levantamento de dados sobre os eventos e equipamentos culturais existentes nos municípios gaúchos, como cinemas, videolocadoras, livrarias, bibliotecas, teatros e casas de espetáculos para que se tenha uma idéia objetiva do número de empregos oferecidos pelas atividades culturais, a receita que geram e o público que atingem, entre outros dados. ?Será feita a investigação de maior amplitude até hoje, nesse sentido, no país?, disse Jacoby.

A pesquisa será feita em parceria com as prefeituras, que receberão um formulário para preencherem com os dados sobre as atividades culturais locais. A Secretaria estadual de Cultura recolherá as informações, que então serão analisadas pela Fundação de Economia e Estatística. Ao final de tudo, o que se espera é chegar a um perfil econômico da cultura gaúcha. Entre as inúmeras utilidades das informações, Jacoby ressalta que reforçarão os argumentos na hora de se buscar maiores recursos para a pasta da cultura.

Falta de dados
A histórica escassez de dados como esses é um enorme empecilho para a formulação de políticas públicas na área cultural e também para os empresários do setor planejarem suas estratégias de mercado. Atualmente, há poucas iniciativas de pesquisas nessa área, entre elas os estudos da Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, que verificaram que as atividades culturais representam cerca de 1% do Produto Interno Bruto, e o trabalho do economista Luis Carlos Prestes Filho, sobre a economia da cultura no Rio de Janeiro. Em 26 de setembro último, o ministro da Cultura Gilberto Gil anunciou, em Washington (EUA), que havia fechado uma parceria com o Banco Mundial para a realização de uma pesquisa em âmbito nacional sobre o tema.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.

Acessar o conteúdo