Instituto Pensarte realiza projeto de resgate e valorização da música de sanfona. O festival vai de 7 a 31 de março no Sesc PompéiaDurante as quatro semanas de shows estará no hall do Teatro a exposição ?O Brasil da Sanfona?, complementando o projeto assinado pelo Instituto Pensarte com a coordenação da produtora Miriam Taubkin.

A primeira semana, intitulada Noites do Nordeste, trará Dominguinhos, Arlindo dos 8 baixos, Sivuca, Zé Calixto e Camarão. Noites do Brasil Central, na segunda semana, apresenta Elias Filho, Zino Prado, Lenilde Ramos e Dino Rocha. Um presente poder apreciar em conjunto todos esses sanfoneiros consagrados do coração do Brasil.

Há quem pense que São Paulo é o túmulo do samba e isso por vezes se estende à musica tradicional. Engano. As Noites de São Paulo serão das mais movimentadas com a presença da cultura popular em uma de suas fortes comunidades: Moçambique de Bastão de São Benedito de Guaratinguetá, sob o comando de Mestre Aristeu. Também teremos a oportunidade de ouvir Regina Weissmann, Caçulinha, Gilda Montains e Meire Genaro e o paulistaníssimo Toninho Ferragutti.

O Rio Grande do Sul, por sua vez, é famoso pelos tocadores de sanfona. As Noites do Rio Grande do Sul iniciarão com um concerto para Acordeão e Orquestra do querido Radamés Gnatalli tocado pela Orquestra de Câmara da UNESP sob a regência de Carlos Kaminski e tendo como solista o sanfoneiro, propriamente dito, Oscar dos Reis. Para os fãs dos gaúchos, não faltarão as presenças de Luciano Maia, Gilberto Monteiro e, é claro, Renato Borghetti fechando o evento.

Preocupado em desenvolver o mercado cultural brasileiro por meio das discussões sobre políticas públicas, conscientização de empresas sobre a importância do investimento em cultura, realização de cursos e seminários para profissionais do mercado, o Instituto Pensarte tem, também, se envolvido em projetos de relevância cultural para o país. No caso de ?O Brasil da Sanfona? é de grande importância o intercâmbio entre as regiões de um país tão grande, proporcionando enriquecimento nas trocas entre os artistas e todos os envolvidos nas suas equipes de produção.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

1Comentário

  • Andrea, 2 de junho de 2008 @ 19:43 Reply

    gostaria de saber o site da acordeonista
    regina weissmann. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *