Neste domingo, 19 de dezembro, uma grande festa popular vai tomar as ruas de São Luiz do Paraitinga (SP). O evento terá início às 13h, no coreto da Praça Matriz, e seguirá uma extensa programação durante toda a tarde. Haverá show com as bandas Paranga, Estrambelhados, Novos Caipiras e Los Canteros, em meio a um espetáculo histórico, cultural, sacro e folclórico, que percorrerá o centro histórico com bonecões, congadas, dança da fita, moçambique, guiados pela Banda Marcial e a Fanfarra Municipal. A celebração está sendo promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Representação Regional Ministério da Cultura do Estado de São Paulo, para comemorar o tombamento do centro histórico anunciado no último dia 10.
A festa contará com a participação de toda a comunidade. As atrações lembram uma Via-Sacra (ato litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana), “puxadas”, em procissão, por bandeiras representativas às diversas manifestações religiosas e pagãs da história daquela cidade. Conduzidas por personagens folclóricas locais, as bandeiras guiarão o público para cada uma das estações culturais programadas para o evento. As bandas irão apresentar as famosas marchinhas luizenses que possuem musicalidade própria, sendo hoje objeto de estudo para muitos pesquisadores da área.
O público poderá assistir a manifestações artísticas diversas, relacionadas às influências culturais dos escravos, aos rituais cristãos e ao folclore local. Marcarão presença bonecos gigantes, atores com perna-de-pau e histriões, que conduzirão o público durante todo o percurso da procissão cultural. Sendo uma cidade com tradição religiosa muito forte, o evento será encerrado com a celebração de uma missa campal nas estruturas de reconstrução da Igreja Matriz.
São Luiz do Paraitinga é palco de diversas atividades culturais. Local de todas as artes e de todos os artistas. Berço de personagens ilustres. Cidade musical por excelência! O evento é parte de uma campanha do Iphan e instituições parceiras para chamar a atenção para a cidade turística e seu rico patrimônio cultural. A festa será aberta a todos.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Iphan.