São Luiz do Paraitinga (SP) celebra sua preservação como patrimônio brasileiro - Cultura e Mercado

São Luiz do Paraitinga (SP) celebra sua preservação como patrimônio brasileiro

Neste domingo, 19 de dezembro, uma grande festa popular vai tomar as ruas de São Luiz do Paraitinga (SP). O evento terá início às 13h, no coreto da Praça Matriz, e seguirá uma extensa programação durante toda a tarde. Haverá show com as bandas Paranga, Estrambelhados, Novos Caipiras e Los Canteros, em meio a um espetáculo histórico, cultural, sacro e folclórico, que percorrerá o centro histórico com bonecões, congadas, dança da fita, moçambique, guiados pela Banda Marcial e a Fanfarra Municipal. A celebração está sendo promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Representação Regional Ministério da Cultura do Estado de São Paulo, para comemorar o tombamento do centro histórico anunciado no último dia 10.

A festa contará com a participação de toda a comunidade. As atrações lembram uma Via-Sacra (ato litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana), “puxadas”, em procissão, por bandeiras representativas às diversas manifestações religiosas e pagãs da história daquela cidade. Conduzidas por personagens folclóricas locais, as bandeiras guiarão o público para cada uma das estações culturais programadas para o evento. As bandas irão apresentar as famosas marchinhas luizenses que possuem musicalidade própria, sendo hoje objeto de estudo para muitos pesquisadores da área.

O público poderá assistir a manifestações artísticas diversas, relacionadas às influências culturais dos escravos, aos rituais cristãos e ao folclore local. Marcarão presença bonecos gigantes, atores com perna-de-pau e histriões, que conduzirão o público durante todo o percurso da procissão cultural. Sendo uma cidade com tradição religiosa muito forte, o evento será encerrado com a celebração de uma missa campal nas estruturas de reconstrução da Igreja Matriz.

São Luiz do Paraitinga é palco de diversas atividades culturais. Local de todas as artes e de todos os artistas. Berço de personagens ilustres. Cidade musical por excelência! O evento é parte de uma campanha do Iphan e instituições parceiras para chamar a atenção para a cidade turística e seu rico patrimônio cultural. A festa será aberta a todos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Iphan.

Acessar o conteúdo