A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura se manifestou a respeito das disputas em torno do edital de desenvolvimento de roteiros. O edital de roteiros foi aberto em 30 de janeiro e seu prazo de inscrição segue até o dia 16 de março. Serão R$ 50 mil para cada um dos dez roteiristas contemplados, num total de R$ 500 mil.
Em resposta ao boicote proposto pela Associação de Roteiristas (AR) e ao apoio da entidade Autores de Cinema (AC), a SAV/MinC divulgou a seguinte nota:
Esclarecimento com relação ao Edital de Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos
Foi com satisfação que tomamos conhecimento, pelo Boletim Tela Viva, da carta dos Autores de Cinema (AC) se posicionando contra o boicote ao Edital de Desenvolvimento de Roteiros, proposto pela Associação dos Roteiristas (AR), e solicitando um encontro para oferecer sugestões à edição do próximo Edital.
No documento, a AC valoriza o diálogo com o Ministério da Cultura que, como a própria associação reconhece, é inédito e recente. É nesse sentido que aguardamos a oficialização do pedido de audiência – das duas associações -, para que possamos continuar conversando em busca do entendimento, prática saudável e benéfica a todos os envolvidos na produção do audiovisual brasileiro.
Com relação à Associação de Roteiristas (AR), gostaríamos de esclarecer que a entidade representa os Roteiristas no Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual do MinC e as propostas que apresentaram nas duas últimas reuniões foram discutidas com as quinze entidades componentes do Conselho e estão sendo por nós consideradas.
Lamentamos não ter recebido das entidades as propostas para aperfeiçoamento das minutas de editais que enviamos em dezembro, mas estamos permanentemente abertos ao recebimento de novas sugestões para desenvolvimento de nossas políticas, conforme informamos em carta enviada a AR, em 19 de janeiro último, à qual até o momento não foi respondida. Por esta razão, estranhamos o boicote ao edital, que privará os associados da entidade de participar de um concurso público.
A AR defende a necessidade de um edital específico para profissionais. Reconhecemos a necessidade do incentivo àqueles que já encontraram seu espaço no mercado, mas as políticas da SAv/MinC têm como prioridade a inclusão e a nacionalização.
A SAv/MinC também está comprometida com a valorização dos autores. Entre nossas ações, destacamos o Edital do Concurso de Teledramaturgia FICTV/Mais Cultura, lançado em dezembro de 2008, que contempla os autores e roteiristas com 15% dos direitos patrimoniais das obras, fato inédito nas políticas governamentais na área do audiovisual brasileiro.
Em 2009, investiremos em um curso de formação de roteiristas para Animação; e o roteiro será um dos principais focos do Programa Internacional de Capacitação que estamos desenvolvendo através do programa Brazilian TV Producers. Os Núcleos de Produção Digital, do Programa Olhar Brasil, já instalados em 12 estados da federação, estão incluindo a formação de Roteiristas em suas oficinas. Além disso, estamos avaliando a possibilidade de conceder um prêmio adicional para o Melhor Roteiro entre os dez selecionados no Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos a ser lançado em 2010.
Por último, lembramos que o prazo para as inscrições ao Edital de Desenvolvimento de Roteiros termina no dia 16 de março. Esperamos que o número de inscrições supere as 934 do edital de 2008 e contamos com a qualificada e propositiva participação das associações para que possamos aperfeiçoar a próxima edição de 2010.
Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura
O começo
No começo deste mês, a Associação de Roteiristas (AR) propôs um boicote ao edital de desenvolvimento de roteiros cinematográficos de longa-metragem de ficção, alegando a falta de uma política de desenvolvimento profissional.
Já no começo desta semana, em resposta a posição da Associação de Roteiristas (AR), a diretoria da entidade Autores de Cinema (AC) se manifestou contrária ao boicote.
A entidade, que tem entre os associados alguns dos roteiristas de maior reconhecimento na atual cinematografia brasileira, enviou carta (veja abaixo) ao secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, explicando sua posição no debate.
Embora na carta a associação afirme que também tem críticas ao edital de desenvolvimento de roteiros e que está discutindo internamente a apresentação de idéias e críticas à Secretaria do Audiovisual, a entidade diz que “valoriza muito o diálogo – até recentemente inédito – estabelecido com o Ministério” e destaca que “quaisquer que sejam essas críticas, elas partem de uma posição de apoio à iniciativa de lançar um edital para roteiristas”.
Veja a carta na íntegra:
Prezado Secretário
A Autores de Cinema (AC), associação que reúne exclusivamente roteiristas profissionais cinematográficos, vem por meio desta esclarecer junto à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura que, embora também tenha críticas ao edital de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem recentemente publicado, não está alinhada à Associação de Roteiristas (AR) na sua proposta de boicote, apresentada em entrevista a O Globo pelo seu presidente, Marcilio Moraes.
A Autores de Cinema tem um bom diálogo com a AR, trabalha conjuntamente com esta associação em diversas frentes, mas, nesse caso específico, gostaríamos de marcar claramente a diferença entre nossas posições.
Nossa associação valoriza muito o diálogo – até recentemente inédito – estabelecido com o Ministério e está nesse momento discutindo internamente o edital para, assim que tiver uma posição consolidada, apresentar suas idéias e críticas à Secretaria do Audiovisual. Mas, quaisquer que sejam essas críticas, elas partem de uma posição de apoio à iniciativa de lançar um edital para roteiristas.
Por motivos de força maior, a AC não participou da discussão sobre o edital, para a qual foi convidada pela Secretaria do Audiovisual, fato que lamentamos muito. Esperamos retomar o mais rapidamente possível o diálogo, sobre esse e outros temas de interesse. Para tanto, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para propor um encontro com o Sr Secretário. Aguardamos ansiosamente essa oportunidade.
Atenciosamente
David França Mendes
Vice-Presidente da Autores de Cinema
* Com informações do Portal Tela Viva