Margarete Moraes, que atua na política cultural desde a primeira gestão petista na cidade, em 1989, deve assumir seu mandato de vereadora em 2003A Secretária da Cultura de Porto Alegre, Margarete Moraes, deixa, no finaldeste mês, o comando da pasta para assumir seu mandato na Câmarade Vereadores. O nome do novo secretário deverá ser anunciado nos próximosdias.

Margarete atua na Secretaria Municipal da Cultura desde 1989, quando assumiua Coordenação de Artes Plásticas (CAP), na 1ª gestão da AdministraçãoPopular. Em junho de 1995, assumiu a direção da SMC de Porto Alegre até o final do mandato de Tarso Genro. A convite de Raul Pont, em 1999, foi reconduzida ao cargo. Em 2000, licenciou-se para concorrer à Câmara de Vereadores. Eleita, voltou à Secretaria da Cultura por convocação do prefeito eleito Tarso Genro.

Política cultural
A administração Margarete foi marcada por uma atuação direta da prefeitura na área cultural. Durante o seu mandato, o uso dos fundos públicos para o fomento à produção e distribuição artística local adquiriu importância tão grande quanto o financiamento privado à cultura. O Fumproarte, fundo municipal de apoio à produção artística local, foi um dos projetos indicados ao Prêmio Multicultural Estadão-Serasa. Outra fonte de financiamento utilizada pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre foi o Funcultura, que financia manifestações culturais promovidas pela SMC.

Realizações
Entre as realizações de Margarete, destacam-se a 1ª Conferência Municipal da Cultura, em que foi criado o Conselho Municipal da Cultura, a aquisição da Casa Godoy, que realiza trabalhos na área da Memória Cultural, e o projeto de Descentralização, que se estendeu às 16 regiões do Orçamento Participativo.

Porto Alegre na Europa
Outra marca da administração de Margarete Moraes foi a política de parcerias internacionais. Representando a prefeitura na Europa, firmou intercâmbiosculturais com as cidades de Florença, Paris e Barcelona. Em Florença, ficouacertada a realização de uma agenda técnica na área de patrimônio culturalpara beneficiar Porto Alegre com a experiência daquela cidade em gestãopública do patrimônio cultural, restauração e preservação de bens imóveis edocumentos.

Na capital francesa será realizada uma mostra do cinema gaúchovoltado principalmente para distribuidores, exibidores e canais de TV com oobjetivo de abrir novos mercados para o cinema do Rio Grande do Sul.Barcelona terá a mesma mostra de cinema também em 2003. Barcelona incluiráem seu Festival de Música, concertos, teatro e dança representando PortoAlegre.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *