Helena Severo volta ao cargo e pretende retomar seus programas, continuar os projetos do ex-secretário Antônio Grassi e realizar o primeiro censo cultural no EstadoPor Sílvio Crespo
09/01/2003
A nova Secretária da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Helena Severo, anunciou anteontem, dia 7, em entrevista coletiva, os planos para a sua administração. Severo já havia ocupado o cargo por um ano, durante o governo Anthony Garotinho, e passou o bastão em março de 2002 ao ator Antônio Grassi, que tomou posse quando Benedita da Silva assumiu o Governo do Estado. Agora, Grassi foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar a Funarte (Fundação Nacional da Arte).
Censo culturalEntre as prioridades está a realização de um censo cultural, segundo notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo. Se for mesmo levado a cabo, esse projeto poderá ser uma importante contribuição para os profissionais da cultura, pois os dados disponíveis sobre o setor ainda são bastante escassos.
A ?ampliação do papel do Theatro Municipal? será outra prioridade da nova secretária, como informa O Estado de São Paulo. Severo diz que vai assumir ela mesma a direção da entidade, como forma de integrá-la à administração municipal.
A nova secretária disse que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado por Antônio Grassi, como a Loteria Cultural e o Fundo Estadual de Cultura. Além disso, Helena Severo garantiu que continuará seus projetos que, segundo ela, foram interrompidos pelo ex-secretário.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.