Este ano, Festival de Inverno de Campos do Jordão oferece ao público uma Sala de Leitura, como parte do programa “São Paulo: Um Estado de Leitores”, do governo estadualPor Sílvio Crespo
17/07/2003

O Festival de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica do Brasil, este ano ganha uma programação de incentivo à leitura. Na abertura do Festival, foi inaugurada uma Sala de Leitura, na Praça Capivari, onde são feitas atividades com crianças de 3 a 10 anos e os pais, que poderão de divertir com os contadores de histórias e com peças teatrais interpretando histórias clássicas da literatura infantil brasileira. O espaço tem um acervo de 700 livros e 200 gibis, que serão sorteados entre os visitantes. O Festival está em sua 34ª edição, e acontece de 5 a 27 de julho.

A Sala de Leitura vem de uma parceria da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo com a Telefônica, o Instituto Brasil Leitor, a Editora Scipione (equipe de contadores) e a empresa Baby Brink. Colaboraram com doações para o acervo as editoras Ática, FTD, Global, Melhoramentos, Noovha América, Paulinas, Moderna, Minimundo e Estúdio Lobos.

O objetivo de criar uma Sala de Leiura dentro do Festival é aproveitar o público garantido dos concertos. ?O Festival de Inverno é sinônimo de sucesso já estabelecido. Criar uma atividade de leitura durante esse evento representa uma valorização ainda maior, que é contagiante e, certamente, se expandirá para a Sala de Leitura?, diz o diretor geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked.

A iniciativa faz parte do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo. O incentivo à leitura foi escolhido como setor prioritário na política cultural da secretária Cláudia Costin. O objetivo é que o programa esteja presente em outros projetos da Secretaria. Nesta semana, a Associação dos Clubes de São Paulo fechou parceria com o governo estadual e fez uma doação de 8 mil livros para o programa. Os exemplares serão encaminhados para 50 cidades paulista com baixo nível de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *