Em sua segunda edição, encontro tem o propósito de buscar alternativas para a preservação da arte de construção naval no país e conta com o apoio do Iphan
A capital maranhense vai sediar o 2º Seminário do Patrimônio Naval Brasileiro, evento que será realizado no período de 18 a 20 de julho, no Estaleiro Escola da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), no Sítio Tamancão.
Além de dar continuidade à troca de experiências, o objetivo desta segunda edição é divulgar o rico e diversificado acervo de embarcações maranhenses, bem como de suas técnicas tradicionais de construção naval artesanal. O encontro vai contar com a participação do navegador e pesquisador Amyr Klink e de outros profissionais especializados na área.
A solenidade de abertura ocorre na próxima quarta-feira (dia 18), às 19h30. A iniciativa é do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Univima, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Estaleiro Escola – Inaugurado em dezembro de 2006 e vinculado à Univima, o Projeto valoriza os velhos mestres carpinteiros e os torna professores para ensinar o seu ofício a jovens carentes de comunidades que vivem próximas das águas. O Estaleiro Escola é fruto de uma pesquisa realizada há mais de 20 anos, que constatou que a arte de construir embarcações corria riscos de se perder pela falta de registros e de continuação dentro das comunidades. Essas embarcações são de primordial importância para diversas atividades desenvolvidas pelas comunidades do extenso litoral brasileiro, lagos e rios navegáveis.
Inscrições:
O Seminário é destinado à comunidade em geral e as inscrições podem ser feitas no site www.univima.ma.gov.br.
Mais Informações:
www.univima.ma.gov.br