O ator, que comemora 42 anos de carreira, discorrerá também sobre sua vida artística e sobre a formação do personagem na televisão, no cinema e no teatro24/03/2003

Sérgio Mamberti dispensa apresentações. Como se não bastasse sua carreira de ator e diretor, transitando pelos três meios de representação – teatro, cinema e TV ? sempre foi muito ativo na luta em favor da cultura brasileira, tendo desenvolvido trabalhos com ONGs e participando da militância política. Por esse currículo, Mamberti é o convidado do Itaú Cultural para conversar com o público no dia 1º de abril, às 19h30, em São Paulo.

O foco vai das propostas para o Ministério da Cultura à especificidade da composição do personagem na TV, cinema e teatro. Mamberti vai relembrar seu começo de carreira, como foi construindo seu estilo próprio e quais os personagens marcantes para ele, abrindo espaço para o público indicar os que mais marcaram o imaginário popular.

O ator
Técnicas de atuação e do seu processo pessoal de construção de personagem para os três meios em que trabalha, além das influências e ícones que o inspiraram como artista. A platéia vai poder se informar sobre como o ator vai da elaboração de um personagem próximo ao imaginário infantil, como o Doutor Vítor de Castelo Rá-Tim-Bum (tanto na TV como no cinema, em 2000) ao registro realista, como o motorista de táxi de O Bandido da Luz Vermelha (1968), clássico do cinema nacional dirigido por Rogério Sganzerla, passando pelo quase caricatural, caso do marido de Pérola (95-98), peça de Mauro Rasi, ou pelo visceral, em O Balcão (1969), de Jean Genet, dirigido por Victor Garcia.

O secretário
Também suas propostas como secretário da Música e Artes Cênicas vão ser colocadas na berlinda. O público vai ter um canal aberto para questionar, sugerir e criticar tanto a situação desses dois setores artísticos na realidade atual do país, quanto o projeto que o secretário Sérgio Mamberti, cuja atuação política em defesa da cultura no país é ostensiva e consolidada, tem para os quatro anos previstos de mandato.

Quem não mora em São Paulo ou não pode comparecer à instituição nesse dia, tem a opção de assistir o encontro ao vivo e na íntegra, via Embratel, no site www.bibliotecamultimidia.org.br/canalinternet.htm, em áudio e vídeo.

O convidado
Sérgio Mamberti nasceu em Santos (SP), em 1939. Ator, diretor, artista plástico e produtor, além de defensor da cultura nacional – viés pelo qual encaminha sua participação na política – formou-se como ator na Escola de Arte Dramática, em 1961. Já atou em 70 peças teatrais, 25 filmes e 16 telenovelas; fez incontáveis participações especiais em programas como Armação Ilimitada; dirigiu cinco peças e produziu outros seis eventos, ao longo de mais de 40 anos de carreira.

O Encontro com Sérgio Mamberti acontece no dia 1º de abril, terça-feira, às 19h30 na Sala Itaú Cultural (227 lugares), sede da entidade (Av. Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô). A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Informações: (11) 3268 1776 ou 3268 1777. www.itaucultural.org.br. E-mail: atendimento@itaucultural.org.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *