O cinema brasileiro dos últimos 20 anos é o tema do quarto debate da série Arte & Biblioteca, que acontece no dia 23 de agosto, às 19h30, no Itaú Cultural, em São Paulo. O evento – organizado pelo Centro de Documentação e Referência/Observatório Itaú Cultural − terá a participação da pesquisadora Esther Hamburger.

Esther Hamburger é professora livre-docente da USP, PhD em antropologia pela Universidade de Chicago e pós-doutora pela Universidade do Texas, Austin. Foi professora visitante da Universidade de Michigan e chefe do Departamento de Cinema, Radio e Televisão da ECA-USP. Atualmente é diretora do Cinusp Paulo Emílio.

Crítica e ensaísta, autora do livro O Brasil Antenado: a Sociedade da Novela, Esther Hamburger colabora com diversos jornais e revistas. Atualmente pesquisa diferentes formas de “apropriação dos mecanismos de construção da visualidade” na produção cinematográfica e televisiva recente, em especial em trabalhos que tratam de violência e pobreza. Atua na confluência dos Estudos de Cinema e Televisão, Antropologia e Jornalismo na abordagem de temas como: indústria cultural, cultura e política, crítica, teoria e história do audiovisual, relações de gênero, televisão e cinema.

A série Arte & Biblioteca já promoveu discussões sobre música, arte e tecnologia e fotografia. Até dezembro, haverá debates sobre produção cultural e arte para crianças, entre outros temas.

A entrada é gratuita (ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência) e o Itaú Cultural fica na Av. Paulista, 149 (próximo ao metrô Brigadeiro).


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *