Retratar iniciativas que mostram o potencial da cultura como geradora de trabalho e renda – e, assim, instrumento de transformação social e individual em regiões carentes. Esse é objetivo da série televisiva De Virada, uma produção do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Mais Cultura, realizada em parceria com a Rede TAL – Televisão América Latina.
A série será lançada nesta terça-feira (7), às 20h, pela secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Mais Cultura, Silvana Meireles, no Museu do Estado de Pernambuco. O evento integra a programação do Encontro de TVs Públicas e Culturais da América Latina, que acontece no Recife até o próximo dia 8.
De Virada é focada em jovens que residem em periferias de grandes centros urbanos de todo país, e que, a partir de iniciativas socioculturais, conseguiram transformar a vida familiar e a comunidade. A série documenta casos nos mai diferentes segmentos culturais: design, audiovisual, artesanato, música, cultura hip-hop, dança, fotografia e moda.
A série será transmitida por emissoras da América Latina e Europa, e também terá exibição via internet.
*Com informações da Assessoria do Ministério da Cultura.