SBM inaugura portal eletrônico que funcionará como uma rede ampla e diversificada de parceiros, contribuindo para a comunicação entre os museus, sistemas e redes locais, escolas, universidades e entidades que atuam na área. Nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, às 18h, será lançado no Salão Portinari, do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, o portal eletrônico do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), que funcionará como uma rede ampla e diversificada de parceiros, contribuindo para a comunicação entre os museus, sistemas e redes locais, escolas, universidades e entidades que atuam na área.
O portal também abrigará o Cadastro Nacional de Museus, os relatórios do Observatório de Museus, as legislações da área, informações sobre eventos e oficinas, dentre outros assuntos de interesse do setor.
A iniciativa, que é coordenada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é resultado da parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério da Cultura da Espanha e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
O SBM, instituído pelo Decreto nº5.264, de 05/11/2004, tem como objetivo melhorar a organização, gestão e desenvolvimento dos museus e dos processos museológicos do país, bem como valorizar saberes e fazeres específicos da área museológica.