Publicação referente à área cultural será lançada hoje no Rio de Janeiro.

O Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançam hoje, dia 18 de dezembro, às 15h, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro, a segunda publicação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), edição referente ao período 2004-2005. O objetivo é organizar e sistematizar informações para a construção de indicadores das atividades relacionados ao setor cultural brasileiro.

Estarão presentes ao lançamento, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e a diretora de pesquisas, Wasmália Bivar; e, representando o MinC, o presidente da Fundação Nacional de Arte, Celso Frateschi, e o gerente de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Políticas Culturais, Pablo Martins.

A primeira edição do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, com informações referentes ao ano de 2003, foi divulgada em 2006. O lançamento das duas publicações é fruto do convênio firmado entre o MinC e o IBGE, em 2004, a fim de desenvolver uma base de dados consistente e contínua para fomentar estudos e pesquisas.

Mapeamento Cultural
A partir das pesquisas regulares do IBGE, buscou-se mapear as atividades culturais para, em seguida, organizar as informações estatísticas sobre a produção de bens e serviços culturais, sobre os gastos do governo, a posse de alguns bens duráveis relacionados com a cultura e o perfil socioeconômico da mão-de-obra ocupada em atividades culturais.

Para tanto, foram levados em consideração vários dados, tais como Pesquisa Anual de Comércio (PAC), Estatísticas Econômicas das Administrações Públicas (APU), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), dentre outros.

Os resultados a serem divulgados com essa nova versão serão importantes para a identificação de lacunas de informações primárias e para a definição de estratégias que permitam superá-las. A longo prazo, a perspectiva será de expandir a capacidade de análise com a construção de uma Conta Satélite de Cultura, para que, dentre os vários resultados possíveis, se possa mensurar o peso dessa atividade no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Fonte: Maíra Guedes, Comunicação Social/MinC


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