Com a proibição do patrocínio cultural por parte de empresas de tabaco, Carlton realiza evento artístico com acesso limitado do público; para organizadores, ação é ?100% legal?Por Sílvio Crespo
www.culturaemercado.com.br
18/08/2003
Após entrar em vigor no início deste ano a lei que proíbe as empresas de cigarro de patrocinar eventos culturais, a Souza Cruz precisou ajustar às novas regras sua estratégia de valorização da marca. Mas não deixou de lado sua vocação para incentivar a cultura, característica da marca há mais de uma década.
A empresa idealizou, investiu dinheiro vivo e está realizando o projeto Carlton Encontro com Arte, que já passou por São Paulo e deve chegar a Belo Horizonte, de 1º a 4 de setembro, e depois a Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Foram selecionados quatro artistas plásticos mineiros para exporem suas obras e outros profissionais do ramo para participarem de mesas redondas. Mas, com as a exigências da nova lei, a Carlton agora está restringindo o acesso aos seus eventos culturais.
Só para fumantes
Uma pessoa do alto escalão da empresa afirma que ?o procedimento é 100% legal?, porque se trata de um evento da marca restrito a convidados, e não de um patrocínio cultural aberto. Segundo ela, agora é princípio da Souza Cruz convidar apenas fumantes maiores de 18 anos que aceitem receber comunicação e informativos a respeito de marcas de cigarros. Para isso, foi utilizado um mailing do segmento. Quem não é fumante e liga pedindo para participar, ouve a explicação de que não é mais possível realizar eventos culturais abertos.
Em suma, a lei antitabagista, pelo menos na prática, não impede que as empresas de tabaco invistam em eventos culturais, mas apenas restringe o acesso do público à cultura.
Tradição
Em 1987 a marca iniciou sua política de patrocínio cultural com o Carlton Dance, evento que trazia grandes grupos estrangeiros e durou até 1996. Mais tarde, em 2001, a marca quis ampliar o leque apoio a manifestações artísticas e lançou o Calrton Arts, que foi desenvolvido durante dois anos para trazer ao país figuras de renome nas áreas de dança e artes plásticas.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.