O Governo de São Paulo abriu inscrições para os cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que acontecem nos meses de maio e junho. Para a primeira temporada, foram convidados profissionais qualificados, como o dramaturgo Alcides Nogueira e o maestro italiano Ennio Speranza.

De 7 a 31 de maio, Nogueira irá comandar o curso de Teledramaturgia, voltado a estudantes de artes cênicas, escritores e interessados em geral. Nas aulas práticas, os alunos criarão, a partir de uma story line, uma sinopse baseada nas técnicas da narrativa da televisão.

Já o maestro italiano Ennio Speranza propõe, no curso O Libreto de Ópera: Teoria, História e Prática, mostrar a relação entre o libretista e o compositor na elaboração de uma obra operística, por meio de uma breve história da ópera, do século XVII à atualidade. O curso, que acontece de 7 a 24 de maio, será ministrado em italiano, mas o idioma não é pré-requisito para se inscrever.

Para os profissionais e estudantes ligados a qualquer atividade cultural, a orientadora Annelise Godoy discute as técnicas para captação de recursos no mercado cultural, de 2 de maio a 25 de junho. Entre os objetivos do curso Desenvolvimento de Técnicas e Estratégias para a Captação de Recursos no Mercado Cultural – A Arte de Negociar, também estão o debate dos conceitos básicos de marketing e a contextualização do marketing cultural.

E para os aprendizes da SP Escola de Teatro, jovens artistas e recém-formados em cursos na área de artes cênicas (teatro, dança, circo) ou plásticas, as diretoras e atrizes Cida Almeida e Sofia Papo ministram o Máscaras Expressivas (O Tempo e a Máscara), de 21 de maio a 27 de junho.

Ao longo do ano, serão oferecidos gratuitamente 30 cursos, com duração de 64 horas cada, destinados aos aprendizes e ao público externo, com o objetivo de estabelecer uma ponte direta com a comunidade, promovendo o conhecimento do fazer artístico.

O prazo para se inscrever termina no dia 16 de abril. A ficha de inscrição está disponível no site www.spescoladeteatro.org.br.

*Com informações do site da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *