Programa visa qualificar a atividade, oferecendo cursos e suporte técnico; na capital, foram abertas 3600 vagas; no interior, serão atendidos 200 gruposPor Sílvio Crespo
www.culturaemercado.com.br
25/08/2003
Estão abertas as inscrições para os cursos do Pronto Socorro Teatral, programa que visa fomentar e fornecer apoio instrumental aos grupos de teatro amador da cidade de São Paulo. No total, são 3600 vagas em 88 cursos, incluindo de dramaturgia, teatro de bonecos, interpretação, figurino, adereços e administração e marketing cultural. O objetivo é orientar os grupos amadores por meio de aulas e atividades oferecidas por profissionais renomados na área de teatro.
O Pronto Socorro faz parte do projeto Ademar Guerra, iniciado em 1997, com o mesmo objetivo de orientar o teatro amador, mas tendo como alvo as cidades do interior do estado. Nos dois primeiros anos, o projeto enviava jurados para festivais locais. Depois, nos três anos seguintes, o Ademar passou a atuar apenas na capital. Agora, a secretária da Cultura, Cláudia Costin, levou novamente o projeto ao interior e, para não deixar ?órfãos? os grupos da capital, criou o Pronto Socorro.
Interior
Para o interior, o Ademar Guerra funciona de forma diferente. Serão atendidos 200 grupos amadores em 80 cidades. Cada grupo terá um orientador, com quem se reunirá uma vez por semana. A primeira fase do Projeto, que inclui orientação e elaboração de espetáculos, começa em agosto e termina em dezembro de 2003. A segunda fase acontece em fevereiro de 2004, nas cidades com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) estado, com a exibição de uma mostra de espetáculos produzidos na primeira fase.
A edição deste ano tem um projeto específico para teatro de bonecos e teatro de rua. Em sete cidades (Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Osasco, Presidente Prudente, Ilha Solteira, Itú e Garça) será desenvolvido projeto para estimular a criação de novos grupos e preservar aqueles já existentes. Segundo o coordenador do projeto, Aldo Valentim, não existem instituições culturais que apóiem especificamente o teatro de bonecos.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.