Foi apresentado, neste sábado (8), a Ivan Meyer, ministro das Relações de Cultura e Desporto do Gabinete Provincial, o relatório de três técnicos brasileiros sobre o ‘Minster’s Carnival‘, o carnaval da Cidade do Cabo, África do Sul. Os especialistas Zé Carlos Garcia, Robson Viana e Roney George foram designados pela Fundação Cultural Palmares (FCP) a realizarem a consultoria, parte de um intercâmbio entre o país africano e o Brasil, visando à qualificação do evento.

Durante toda a semana, Garcia, Viana e George apreciaram desfiles de grupos no Business District e o carnaval competitivo, além de manifestações culturais de comunidades e bairros locais. Eles levantaram potencialidades e possibilidades de investimentos para, mais tarde, definirem propostas quanto aos aspectos culturais e estruturais da festa. Os resultados devem ser disponibilizados nos dois países até o fim do mês de fevereiro.

Referência no processo criativo dos carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro, o espaço de criação Barracão Maravilha, do qual dois dos técnicos fazem parte, já foi responsável por outra atividade na África do Sul. Esboçou e produziu alegoria para uma manifestação cultural durante o Expresso Brasil na Copa, organizado pelo Ministério da Cultura (Minc) em julho de 2010.

Segundo Marcelo Velloso, produtor cultural do Barracão, a consultoria é uma oportunidade de troca, em que os impactos devem ser relevantes. “O Brasil leva a sua tecnologia de carnaval e traz experiências da cultura africana”, afirma. Para ele, além dos aspectos culturais outros resultados são esperados. “Efeitos positivos para a África do Sul devem ser a profissionalização dos carnavalescos, a qualificação do evento e o desenvolvimento turístico”, reforça.

Elísio Lopes, Diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da FCP, afirma que o país africano tem muito interesse no carnaval brasileiro enquanto referência cultural. “Esta é uma oportunidade interessante, levando em consideração a preocupação do governo brasileiro no sentido de fortalecer vínculos”, afirma.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *