Teia Pernambuco - Cultura e Mercado

Teia Pernambuco

De 25 a 28 de fevereiro, representantes dos 116 pontos de cultura de Pernambuco se reúnem em Gravatá para participar da Teia PE, realizada pela Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco. O encontro traz debates e reflexões sobre políticas públicas de cultura, economia solidária e o papel da rede de pontos de cultura, além de mostras artísticas com grupos locais.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) se faz presente em dois momentos distintos durante a Teia estadual: na sessão de abertura do evento, na quinta-feira, e no segundo dia, quando participa de mesa de debates sobre Políticas Públicas de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura (MinC). Os pontos de cultura integram a principal ação do Programa Mais Cultura, desenvolvido em Pernambuco pela Fundarpe.

O encontro precede a Teia Nacional – que será realizada entre os dias 25 e 31 de março, em Fortaleza (CE) – e visa discutir, em âmbito local, o planejamento das ações da rede de pontos de cultura, a importância do Sistema Nacional de Cultura e a elaboração de propostas para a Teia Nacional.

A etapa estadual da Teia ainda recebe as apresentações culturais de afoxé Alafin Oyó, dança do Centro Cultural Social Severin@s, afoxé Oyá Alaxé, o forró do grupo Pé-de-Serra e Ai, Corpos e Tambores, Maracatu Piaba de Ouro e peça do Teatro Experimental de Arte (TEA), de Caruaru. Os grupos compõem a mostra artística que encerra cada dia do evento.

TEIA BRASIL – Realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na capital cearense, a Teia Brasil 2010 contará com uma ampla programação, como a realização do III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, seminários, painéis, debates, rodas de prosa, exibições audiovisuais, apresentações cênicas, exposições, feira de economia solidária e convivência e dezenas de apresentações artísticas, com a participação de convidados do Brasil, África, Europa e América Latina.

Dentre os objetivos do grande encontro nacional está o fomento das redes de relacionamento e articulação institucional entre Pontos de Cultura, sociedade e governos, propondo um intercâmbio de saberes e experiências, além do fortalecimento do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura em prol de marcos legais e da construção e desenvolvimento de políticas públicas de cultura com foco na sustentabilidade dos projetos.

Confira a programação completa da Teia em Pernambuco clicando aqui.

Acessar o conteúdo