O mercado publicitário movimenta o segundo semestre com patrocínios e mídia dos festivais de música Planeta Terra, SWU Music and Arts Festival e Ultra Music Festival, promovidos pelo Portal Terra, pelo grupo Totalcom e pela F.Frison.
Com os 20 mil ingressos para assistir ao evento em novembro esgotados desde o final de agosto e expectativa de alcançar uma audiência de 40 milhões no Brasil e 75 milhões na América Latina com a transmissão dos shows, o portal Terra registra aumento de 112,5% na venda de cotas de patrocínio em relação a 2009 e totaliza movimentação de R$ 17,5 milhões. O festival terá transmissão em high definition (HD) em um dos quatro canais que o exibirão e será transmitido ao vivo para os Estados Unidos.
“Este ano está sendo excepcional por causa do aquecimento do mercado. Além disso, o festival terá inovações, como a transmissão gratuita por celular, o que atraiu os anunciantes”, afirma Alexandre Cardoso, diretor de Marketing do Terra. Segundo o executivo, as negociações começaram há um ano e patrocinadores máster, como Nokia e Volkswagen, e de apoio, como os Correios com a marca Sedex, foram resultado de pós-vendas da edição passada. As novas cotas majoritárias sãoHP, Procter & Gamble (Gillette), Telefonica e Trident .Também participarão, via cotas de apoio, Devassa, Philips, Sadia (Hot Pocket) e Universidade Cruzeiro do Sul.
Os patrocinadores farão diversas ações no parque de diversões PlayCenter, onde acontece o evento, que terá grupos de rock e música eletrônica nacionais e estrangeiros. Já o grupo Totalcom acaba de fechar dois acordos de parceria com a Rede Globo e a Editora Abril para a cobertura do SWU, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em Itu, no interior paulista. O evento terá 20 atrações musicais por dia e tem patrocínio fechado com Nestlé e Oi.
A F.Frison, braço de marketing promocional da agência Matisse, acaba de adquirir os direitos exclusivos para realizar o festival internacional de música eletrônica Ultra Music Festival no Brasil até 2015 e está negociando patrocínios. A primeira edição acontece em 6 de novembro em São Paulo.
*Com informações do DCI.