Não é de hoje que a indústria cultural usa a violência como forma de entretenimento. E com os videoclipes não é diferente – a cada dia é lançado um clipe mais tenso que o outro.
O jornal O Globo analisou o nível de violência de alguns deles:
“Tighten up” – Black Keys – Nota: 2
O clipe começa como se fosse a coisa mais fofa: dois garotinhos cantando para uma menininha no play. Até que começam a brigar pela mocinha, e os dois rapazes da banda tentam separar, mas acabam apanhando das crianças.
“Telephone” – Lady Gaga & Beyoncé – Nota: 3
Lady Gaga e Beyoncé são duas criminosas no clipe que é recorde de visualizações no YouTube. A história começa com Lady Gaga sendo presa e despida. Na prisão rolam beijo lésbico, briga de mulher… Depois, as duas põem veneno em sanduíches e matam todos os clientes de uma lanchonete.
“We are water” – Health – Nota: 5
Extremamente violento, o vídeo mostra uma mocinha esquisita sendo perseguida numa floresta por um homem careca e ensanguentado com uma faca de açougueiro na mão. O que acontece a partir daí, eu não tenho coragem de contar. Só adianto uma coisa: tem muito, MUITO sangue.
“Only man” – Audio Bullys – Nota: 1
Um vidro transparente é usado como chão, por onde várias solas de sneakers com textos e desenhos superbacanas passam enquanto pisoteiam o pobre vocalista. Depois de ser espancado com um taco de beisebol, começam a bater o rosto dele contra o vidro. Tem dente voando, sangue e escoriações.
Provavelmente o vídeo mais polêmico da lista, além de ser o único onde a violência tem algum propósito. Soldados americanos perseguem rapazes ruivos, que por fim são levados a um campo minado onde são obrigados a correr. Tem gente explodindo, porrada, nudez, criança levando tiro na cabeça. (Carol Luck)
Fonte: Por Carol Luck, Jornal O Globo