Procurando envolver-se de forma duradoura com o Encontro Mundial de Artes Cênicas, a Telemig Celular dá um importante passo na construção da sua marca.Por Sílvio Crespo
Apresentado pela Telemig Celular, ocorre em Belo Horizonte, de 01 a 10 de março de 2002, o Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM), em que será abordado o tema ?Discussão das artes cênicas sob o olhar Oriente-Ocidente?. Atores, bailarinos, performers, estudantes de teatro, diretores, cenógrafos, dramaturgos e demais profissionais no setor, de vários países do mundo, estarão discutindo, trocando experiências e fazendo apresentações em oficinas, palestras, exposições, e mesas-redondas. Haverá também, em um encontro paralelo, uma reunião entre representantes de escolas de artes cênicas. Com a presença de grandes nomes da América, Europa e Ásia, o evento se caracteriza por um encontro intercultural de diferentes manifestações artísticas cênicas.
Sincretismo cultural
Entre os coordenadores das oficinas estarão integrantes de companhias teatrais, o diretor teatral Maurício Paroni, professor convidado da Fondazione Ravasi (Bergamo, Itália), o iraniano Massoud Saidpour, diretor artístico do Cleveland Museum of Art (EUA), entre outros. As palestras percorrerão temas bastante aprofundados do ponto de vista artístico, como a relação entre imaginação, imagem e memória, bem como temas menos comuns no cenário artístico ocidental, como o estudo da prática xamânica, dos processos rituais e experiências teatrais e pára-teatrais.
No encontro, destaca-se também a presença do Grupo Corpo de dança, realizando a Exposição ?26 anos construindo uma utopia?. No Fórum de Debates, as mesas redondas receberão artistas de diversos países, como França, Honduras, Índia, Taiwan, Rússia, Sri Lanka, Itália, Bali e Japão. A participação dessa grande diversidade de países, de diferentes continentes, possibilita o diálogo entre manifestações artísticas provenientes de culturas diversas, em um sincretismo cultural de extrema importância para o enriquecimento artístico das artes cênicas.
Incentivo Fiscal
O projeto de realização do Encontro foi beneficiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que permite à empresa o investimento de 3% de seu recolhimento mensal de ICMS em projetos aprovados pela Lei, como é o caso do ECUM. Segundo Marcos Barreto Corrêa, gerente de marketing cultural da Telemig Celular, os recursos obtidos através dessa lei têm sido fundamentais para viabilizar não só este projeto, mas desenvolver uma política cultural para todo o Estado de Minas Gerais.
O patrocínio do Encontro Mundial de Artes Cênicas pela Telemig Celular faz parte de um projeto da empresa de investir não apenas no produto cultural, mas também no artista. Seguindo essa linha, a empresa inclui em sua programação outras oficinas e debates voltados para a qualificação do artista. Segundo Corrêa, o ECUM 2002 espera poder oferecer condições para que se tenha artistas e grupos mais bem preparados e espetáculos de maior qualidade.
Agregando valores
Após ter patrocinado o Encontro nos dois anos anteriores, a Telemig Celular traz, desta vez, uma novidade: uma cota de vagas para as Oficinas, Fórum e Encontro Paralelo foi reservada para artistas do interior de Minas Gerais, e, posteriormente, uma versão concentrada e itinerante do ECUM percorrerá algumas cidades mineiras, levando na bagagem o conteúdo dos debates e reflexões gerados pelo evento. De acordo com Corrêa, a Telemig Celular busca ?uma aproximação com as comunidades para as quais oferece seus serviços?.
O patrocínio por três anos consecutivos e o aprimoramento do projeto neste ano refletem o esforço por parte da empresa de envolver-se por completo na produção do evento cultural. A marca patrocinadora, ao produzir um vínculo duradouro entre a produção cultural e seus clientes, cria condições para que os valores positivos inerentes a esta produção sejam transferidos a ela. Dessa forma, a empresa dá um grande passo no sentido de construção da sua marca perante o público consumidor.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.