Uma rede de histórias brasileiras

Criada em 2006, a iniciativa Brasil Memória em Rede é uma rede de instituições e pessoas que valorizam o uso da memória como ferramenta de desenvolvimento social e cultural do país. Contando com cerca de 600 instituições nacionais e pessoas que valorizam o uso da memória para promover e democratizar sua prática e utilização, a rede tem como objetivo principal fomentar o diálogo entre produtores, articuladores e usuários de conteúdos de memória.

A rede busca mobilizar e fortalecer as iniciativas de memória presentes em todo o país, por meio da realização de encontros para troca de experiências e fomento de ações coletivas entre os participantes. O último encontro realizado foi em agosto, em São Paulo, no II Fórum Brasil Memória em Rede, reunindo 112 pessoas representantes de 70 organizações de todo o país para debater sobre a memória e seus usos em beneficio à sociedade. Além disso, o encontro serviu como uma troca de experiências e reflexão sobre as ações coletivas relacionadas a seus trabalhos, tais como: direitos autorais, impacto social dos projetos de memória, aplicações de metodologias de registro de histórias de vida em comunidades, escolas e instituições, entre outros. Foi também um espaço para avaliação das ações desenvolvidas pela rede ao longo do último ano, assim como uma oportunidade para definição de futuras ações e colaborações.

Contando com a participação de nomes como José Marcelo Zacchi (portal Overmundo); Israel do Vale (Empresa Brasil de Comunicação); Eliane Costa (Petrobras); Karen Worcman (Museu da Pessoa); e Lilian Pacheco (Associação Grãos de Luz e Griô), o encontro definiu o encaminhamento de importantes ações em torno do tema como: a criação de acervos na internet e de um grupo de trabalho para estudar, aprofundar, sistematizar e socializar com os membros do BMR as questões relativas à propriedade intelectual, formulando políticas de direitos autorias e propriedade intelectual para a rede, além do debate sobre as regras de comercialização de bens culturais; e a criação de grupos de trabalho que serão responsáveis pela mediação entre política pública e produção de memória, e encaminhamentos de leis de incentivo fiscal.

O encontro também debateu sobre a realização de parcerias com instituições, agentes locais e associações para viabilizar ações como, por exemplo, capacitação; a promoção de ciclos de formação sobre novas mídias, e a formulação de políticas públicas de comunicação em respeito ao uso de conteúdos de memória.

Além disso, a idéia é abrir centros de memória nas escolas com o objetivo de levar estudantes e professores a desenvolverem o ensino e a pesquisa na área. A rede também pretende reivindicar tempo e espaço para a formação do professor de ensino público na inclusão da memória como projeto curricular, além de construir canais de diálogo entre o BMR e as emissoras públicas de comunicação.

Sobre o Museu da Pessoa
Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar sua história. Essa idéia deu origem ao Museu da Pessoa, um museu virtual que tem como missão contribuir para tornar a história de cada pessoa valorizada pela sociedade.

Criado na cidade de São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa desenvolveu uma metodologia própria de coleta e sistematização de depoimentos. Nesses anos, captou e disponibilizou em seu portal mais de 10 mil depoimentos. Em seu acervo, possui cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados, realizando mais de 15 projetos na área de Educação e mais de 100 na área de Memória Institucional.

O Museu da Pessoa é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com representantes em Portugal, EUA e Canadá. Essa rede internacional de histórias de vida tem como visão um mundo mais justo e democrático baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade.

Acessar o conteúdo